Tudo isto é fado

No rescaldo da final, João Rodrigues e Hélder Nunes lamentaram uma organização caseira, com 'atitudes vergonhosas' ao longo da semana, e arbitragens a ignorarem jogo violento e agressões dos argentinos.

Tudo isto é fado

"Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado".

Não há prova de Hóquei em Patins que não fique marcada pela polémica, tardando as organizações em delinear atempadamente regras e regulamentos, com alterações em cima do joelho e sem explicações. A este eterno problema, junta-se quase sempre a questão da arbitragem.

Terão tardado as críticas que, justificadas ou não, perdem sempre algum valor quando feitas na hora da derrota. É assim no campeonato português, inclusivamente com castigos federativos para quem as expõe.

Mas o capitão João Rodrigues e o sub-capitão Hélder Nunes não se coibiram de apresentar as suas críticas após o jogo da final, apontando "pormenores" durante toda a semana que acabariam por condicionar a final.

Para além de visarem a permissividade dos árbitros Filippo Fronte e Ivan Gonzalez na decisiva partida, João e Hélder apontaram o jogo violento - e não penalizado - dos argentinos ao longo de toda a prova. Bem como atitudes "vergonhosas" como a bandeira portuguesa colocada ao contrário ou o corte do hino, que já acontecera em partidas anteriores e para o qual os portugueses estavam preparados. À capela, a uma só voz, ignoraram o fim da melodia, o speaker e o início do hino argentino, e levaram "A Portuguesa" até ao fim.

As críticas, para os dois jogadores, não pretendem tirar mérito à selecção da Argentina e aos seus excelentes jogadores - destacando Hélder a surpresa que foi Facundo Bridge - mas terão claramente condicionado o desfecho deste Campeonato do Mundo.

Para Hélder Nunes, mais incisivo, houve "agressões atrás de agressões" desde o primeiro dia, e reclama "trabalho de casa" dos árbitros presentes nas provas.

Renato Garrido não quis abordar a arbitragem, mas frisou a necessidade de uma arbitragem mais profissional. Preferindo "agarrar-se" à atitude da equipa ("brilhantes na atitude e na garra"), o seleccionador português vinca a necessidade de uma pausa a meio da prova, como, de resto, vinha acontecendo antes desta edição.

Do "quente" Aldo Cantoni, Garrido aponta a tranquilidade dos espectadores, que, pese o fervoroso ambiente criado, não terão conseguido tirar o foco aos portugueses. Mas sempre vai dizendo que quem tem um ambiente destes, tem sempre vantagem.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica perde no TAD

Benfica perde no TAD

No esgrimir legal entre a FPP e os velhos rivais de Lisboa sobre um dérbi 'durinho', o Sporting 'ganhou' mostrando o óbvio erro processual do Conselho de Disciplina. O Benfica 'perdeu' porque se apresentou como lesado.

«Esta medalha é um reconhecimento da dedicação delas»

«Esta medalha é um reconhecimento da dedicação delas»

A medalha conseguida é, para Hélder Antunes, um reconhecimento do esforço das suas atletas. Sofia Moncóvio lamenta que em Portugal não seja viável, a partir de um certo ponto, conciliar a paixão do desporto. A Itália repetiu o 4º lugar.