Portugal vence Itália e tira transalpinos da equação do título

Portugal venceu a Itália por 0-7 e arredou os transalpinos da corrida à conquista do primeiro Campeonato da Europa de Sub-23. A discussão será a dois, entre Portugal e Espanha, que venceu a Suíça por 3-5.

Portugal vence Itália e tira transalpinos da equação do título

Depois de uma derrota frente à Espanha por 6-1, a Itália voltou a sofrer um pesado desaire frente a Portugal e, sobrando-lhe o embate com Inglaterra, ficou sem hipóteses matemáticas de vencer o primeiro Campeonato da Europa de Sub-23. Apenas Portugal e Espanha estão na corrida ao título.

Esperava-se outra face dos italianos às ordens de Alessandro Bertolucci, mas a selecção de Renato Garrido seria demolidora, vencendo por 0-7. Zé Miranda inaugurou o marcador aos cinco minutos e ampliou aos 14, eficaz de grande penalidade depois de Diogo Abreu ter desperdiçado semelhante ocasião. A vantagem de dois golos subsistiria até ao intervalo.

Ao intervalo, continuava a desconfiar-se dos transalpinos, mas a "promessa" italiana não passaria disso mesmo. A selecção das quinas entrou com eficácia na etapa complementar com um golo de Diogo Abreu, num forte remate cruzado, logo no primeiro minuto e chegaria ao 0-4 aos seis minutos, por Lucas Honório, de livre directo, mais "frio" que Andrea Borgo, que perdeu a oportunidade de reduzir também de livre directo poucos segundos antes. Tal como frente à Espanha, a Itália mostrava cedo não ter capacidade de reacção.

Zé Miranda fez o quinto e completaria mesmo um "poker" já nos derradeiros três minutos. Antes, Lucas Honório assinara o segundo da sua conta pessoal no momento alto do jogo, numa soberba execução de livre directo.

Garantir vitória e descansar

No primeiro jogo desta quinta-feira, a Espanha venceu a Suíça por 3-5. A selecção de Sergi Macià chegou aos 1-5 aos oito minutos da segunda parte e geriram esforço para o que lhes ainda falta jogar neste campeonato.

Tal como frente a Itália, Didac Alonso deu o mote. Gerard Riba fez o 0-2 aos 11 minutos. A Suíça, que tem mostrado ser bem trabalhada, reduziu por Timoty Devittory, mas a Espanha reagiu de forma determinada. Martí Gabarró fez o 1-3 ainda na primeira parte e Roc Pujadas dilatava no arranque da segunda. Oriol Llenas assinaria o quinto tento espanhol.

A vitória estava na mão e, mais importante, os três pontos no bolso. Os helvéticos, dirigidos pelo catalão Xavi Bataller, encurtaram distâncias por Leonard Scheer a 11 minutos do final e, já no último minuto, por Patrick Wittmer, mas, apesar da boa imagem que mais uma vez deixaram, não colocaram em risco o triunfo espanhol.

A pensar na "final"

Esta sexta-feira, Portugal e Espanha jogam a pensar na derradeira partida, um duelo ibérico que, a fechar o Europeu, decidirá o título independentemente do desfecho - ainda que se aguardem vitórias - frente a Suíça e Inglaterra.

Os portugueses defrontam os helvéticos e "La Roja" terá pela frente a Inglaterra. Qualquer das selecções ibéricas será campeã se vencer este sábado o seu histórico rival. Em caso de empate (e confirmando-se as vitórias esta sexta-feira), vingará, em primeira instância, a diferença global de golos. E é aí que os jogos desta sexta-feira ganham importância. Actualmente, Portugal lidera com uma diferença de 21 golos entre marcados e sofridos, tendo a Espanha "apenas" sete.

Para recuperarem e terem a possibilidade de se sagrarem campeões com um empate (como aconteceu no Europeu de Sub-17 em 2019, em que estiveram muitos dos protagonistas deste Europeu de 2023), os espanhóis teriam de lograr a maior goleada deste Campeonato da Europa, superando os 15-1 com que Portugal venceu a Inglaterra e já conhecendo o desfecho do jogo luso. Mas, provavelmente, também os obrigará a desgastarem-se mais...

Jogos

Itália 4-1 Suíça • 4.Abr

Portugal 15-1 Inglaterra • 4.Abr

• Inglaterra 2-3 Suíça • 5.Abr

Espanha 6-1 Itália • 5.Abr

• Suíça 3-5 Espanha • 6.Abr

• Itália 0-7 Portugal • 6.Abr

• Suíça vs. Portugal • 7.Abr, 15h

• Espanha vs. Inglaterra • 7.Abr, 18h

• Inglaterra vs. Itália • 8.Abr, 15h

• Portugal vs. Espanha • 8.Abr, 18h

Classificação

= 1º Portugal* (6), 2º Espanha* (6), 3º Itália (3), 4º Suíça (3), 5º Inglaterra* (0),

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica, Stuart e Escola Livre cumprem objectivos no fecho da Fase 2

Benfica, Stuart e Escola Livre cumprem objectivos no fecho da Fase 2

Terminou a Fase 2 do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, com o Benfica a lograr um pleno de vitórias, a Stuart a conseguir um lugar directo nos 'quartos' e a Escola Livre a garantir o último lugar no apuramento para o play-off.

Outra vez o anfitrião no caminho: Braga tenta quebrar 'maldição'

Outra vez o anfitrião no caminho: Braga tenta quebrar 'maldição'

O sorteio das meias-finais da Taça WSE ditou que o Braga defronte o Lleida. Na terceira participação dos bracarenses na Final Four da segunda mais importante prova europeia de clubes, será a terceira vez que têm a equipa da casa pela frente.