Benfica vence 'negra' com o Porto e há final lisboeta

O Benfica, com um decisivo 'factor casa' conquistado na fase regular, venceu o Porto por 6-4 na 'negra' das meias-finais e está na final do Campeonato Placard. A decisão do título, frente ao Sporting, arranca na próxima quinta-feira, dia 8.

Benfica vence 'negra' com o Porto e há final lisboeta

A final do Campeonato Placard será um Dérbi Capital, entre Benfica e Sporting, em vários actos, depois das águias vencerem o Porto, na "negra" das meias-finais, por 6-4.

Desta vez, marcar primeiro não foi decisivo. Mas jogar em casa voltou a ser. No 10º encontro entre Benfica e Porto da temporada, no quinto do play-off, numa "negra" no Pavilhão Fidelidade por a equipa de Nuno Resende ter terminado mais classificada na fase regular, os dragões foram destemidos e até Ezequiel Mena inaugurar o marcador aos 16 minutos, controlaram o jogo e criaram as melhores oportunidades.

Quando o Porto marcou o primeiro, já somava nove faltas e a 10ª não tardou, numa falta ingénua de Roc Pujadas sobre Carlos Nicolia. Nicolia assumiu a marcação do livre directo, mas não conseguiria bater Xavi Maliàn. Redimir-se-ia numa assistência para o amigo de infância Pablo Alvarez, para o 1-1 com que se chegaria ao intervalo.

Logo no arranque da segunda parte, a ingenuidade foi de Lucas Ordoñez, vendo azul. Chamado ao livre directo, Gonçalo Alves atirou primeiro ao lado, mas, na recarga bateria Pedro Henriques para nova vantagem. E poderia aproveitar pouco depois, aos cinco minutos, para dilatar, quando Nil Roca viu também o azul. Desta feita, Pedro ganhou o duelo e o Benfica viraria completamente o jogo.

Mesmo em inferioridade numérica, os encarnados igualaram, com Gonçalo Pinto a isolar Lucas Ordoñez para golo do argentino. E, pouco depois de reposta a igualdade em jogadores, Roberto Di Benedetto arrancava da sua meia pista para desfazer a igualdade no marcador. Numa fase de autêntico pesadelo para os azuis-e-branco, Gonçalo Pinto faria o 4-2 aos 10 minutos e Roberto Di Benedetto, finalizando numa triangulação do ataque encarnado em que a bola pareceu não ter transporto totalmente a linha, ampliou para um 5-2 que parecia fatal. Mas o Porto, sobrevivendo ao livre directo da 15ª falta, desperdiçado por Pablo Álvarez, não baixou os braços.

Gonçalo Alves fez o 5-3 a sete minutos e meio do fim e, menos de um minuto volvido, fazia o 5-4 em novo castigo máximo... mas era ordenada repetição num daqueles tantos lances que, no Hóquei em Patins, escapa ao entendimento dos comuns dos mortais. Muitos protestos e um desconto de tempo depois, Gonçalo não conseguiria voltar a bater Pedro Henriques.

O lance que originou esta última grande penalidade valera o azul a Roberto Di Benedetto e, no respectivo powerplay, o Porto chegaria mesmo à diferença mínima, pelo irmão Carlo. E ficava tudo em aberto a cinco minutos do fim.

No tudo ou nada de Ricardo Ares, a equipa de Nuno Resende tentou controlar com posse de bola, teve oportunidades para "matar" o jogo, mas chegaria à 10ª falta a minuto e meio do fim. Eram os momentos decisivos. Chamado, Carlo Di Benedetto viu Pedro Henriques ganhar o duelo. Seria derrubado, mas Joaquim Pinto já sinalizara antes golpe duplo. Pouco depois, já no último minuto, Carlos Correia mostrou o azul a Telmo Pinto e Lucas Ordoñez, na hora certa, não desperdiçou, com um 6-4 que vale a vitória e a presença na final.

A decisão do título, frente ao Sporting, arranca a 8 de Junho, no Pavilhão Fidelidade. A 11 de Junho, há jogo no João Rocha e, a 14, novamente na casa das águias. Caso seja necessário quarto jogo, está agendado para dia 18, na pista do Sporting, e, se houver "negra", será a 21, quarta-feira, no pavilhão do Benfica em virtude da vitória na fase regular neste Campeonato Placard.

Benfica e Sporting já se defrontaram esta época em três ocasiões. As águias venceram os dois jogos para o campeonato, por 5-1 e 1-3, ao passo que os leões venceram para a Taça de Portugal, nos oitavos-de-final, por 5-1.

Meias-finais - Jogo 1

Benfica 5-0 Porto • 20.Mai

Sporting 6-5 Óquei de Barcelos • 20.Mai

Meias-finais - Jogo 2

Porto 5-2 Benfica • 24.Mai

• Óquei de Barcelos 2-3 Sporting (2-2, 0-1 prol) • 24.Mai

Meias-finais - Jogo 3

Benfica 7-3 Porto • 28.Mai

Sporting 8-4 Óquei de Barcelos • 28.Mai

Meias-finais - Jogo 4

Porto 5-2 Benfica • 1.Jun

Meias-finais - Jogo 5

Benfica 6-4 Porto • 4.Jun

Final

• Benfica vs. Sporting • 8.Jun, 15h

• Sporting vs. Benfica • 11.Jun, 16h

• Benfica vs. Sporting • 14.Jun, 20h

• Sporting vs. Benfica • 18.Jun, 15h (se necessário)

• Benfica vs. Sporting • 21.Jun, 20h (se necessário)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica é decacampeão

Benfica é decacampeão

O Benfica conquistou pela 10ª vez consecutiva o Campeonato Nacional de Seniores Feminino ao vencer o Turquel, na 'negra', por 4-1. A equipa feminina do Benfica venceu todos os campeonatos que disputou desde a sua 'fundação' em 2012.

Diessbach bicampeão

Diessbach bicampeão

O Diessbach conquistou pelo segundo ano consecutivo o campeonato helvético, com um imaculado percurso de seis vitórias no play-off. Na final, a equipa de Carlos Silva venceu o Biasca de Ricardo Figueiredo.

Carvalhos e Candelária discutem última vaga na I Divisão

Carvalhos e Candelária discutem última vaga na I Divisão

A última jornada da II Divisão confirmou Carvalhos e Candelária no 2º lugar das Zona Norte e Zona Sul. As duas equipas discutirão, a duas mãos, o acesso à I Divisão.

Benfica goleia e há 'negra' a valer o título

Benfica goleia e há 'negra' a valer o título

O eneacampeão nacional Benfica não vacilou no segundo jogo da final e venceu o candidato Turquel por 7-1, levando a decisão para a 'negra'. O título define-se este domingo, no Pavilhão Fidelidade, a partir das 11h.