Selecções femininas competem na GoldenCAT

Arranca esta sexta-feira a segunda edição da GoldenCAT feminina, prova integrada na 3ª Semana Catalã do Desporto. A anfitriã Catalunha mede forças com as selecções de França, Itália e Portugal, que viram o Europeu adiado.

Selecções femininas competem na GoldenCAT

Arranca esta sexta-feira uma nova edição da GoldenCAT para selecções femininas. Em Outubro último, defrontaram-se em Olot as selecções femininas de Alemanha, Catalunha, Itália, França e Suíça, com vitória final das catalães. A prova serviu de preparação para o Campeonato do Mundo.

Agora, França, Itália e Portugal juntar-se-iam à selecção catalã tendo também em vista o Campeonato da Europa, mas este foi entretanto adiado. Resta o momento de promoção da modalidade, e também de entrosamento entre as diferentes convocadas, integrado na 3ª Semana Catalã do Desporto.

Desta feita, a festa é no Pavilhão Oliveras de la Riva, em Sant Hipòlit de Voltregà.

Na convocatória para o Europeu, Portugal tem apenas uma alteração em relação às mundialistas de 2022, com Hélder Antunes a eleger a jovem Leonor Coelho para o lugar de Rita Batista, mas para esta GoldenCAT há igualmente a registar a chamada de Marta Marujo, que substitui Ana Catarina Ferreira.

Para a Catalunha viajam então as guarda-redes Cláudia Vicente (Turquel) e Maria Celeste Vieira (Benfica) e as jogadoras de pista Inês Severino, Maria Sofia Silva, Marlene Sousa, Raquel Santos (Benfica), Joana Teixeira (Académico da Feira), Leonor Coelho (Turquel), Marta Marujo (Stuart) e Sofia Moncóvio (Sporting).

O primeiro adversário da selecção das quinas é a anfitriã Catalunha, com nove jogadoras da competitiva OK Liga a juntarem-se a Berta Tarrida, que esta época actuou - e se sagrou campeã - em Itália. Os seleccionadores Jordi Camps e Josep Maria Barberà contarão com as guarda-redes Anna Ferrer (Fraga) e Mariona Surós (Cerdanyola) e as jogadoras de pista Alba Ambròs (Sant Cugat), Berta Tarrida (Roller Matera, Itália), Carla Fontdeglòria (Palau), Esther Vistós e Maria Anglada (Voltregà), Gemma Solé (Cerdanyola), Joana Comas (Manlleu) e Joana Xicota (Fraga).

As quatro selecções jogam entre si nos dias 16 (sexta-feira) e, com jornada dupla, 17 (sábado), para definir a classificação para as derradeiras partidas, no domingo, dia 18, que valerão o "ouro" (entre 1º e 2º da primeira fase) e o "bronze" (3º e 4º da primeira fase).

Primeira fase

• Itália vs. França • 16.Jun, 17h30

• Catalunha vs. Portugal • 16.Jun, 19h30

• Itália vs. Portugal • 17.Jun, 10h

• Catalunha vs. França • 17.Jun, 12h30

• Portugal vs. França • 17.Jun, 18h

• Catalunha vs. Itália • 17.Jun, 20h30

3º e 4º lugares

3º primeira fase vs. 4º primeira fase • 18.Jun, 10h30*

Final

1º primeira fase vs. 2º primeira fase • 18.Jun, 13h*

* horário sujeito a confirmação

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Diga 33: Barcelona é campeão em Espanha

Diga 33: Barcelona é campeão em Espanha

O Barcelona conquistou esta quinta-feira o seu 33º título de campeão de Espanha ao vencer o Liceo, na Corunha, no terceiro jogo da final da OK Liga por 3-6. Hélder Nunes, que regressará ao Porto, e João Rodrigues fecham a temporada com um triplete.

«Não iremos permitir que tentem branquear as nossas vitórias»

«Não iremos permitir que tentem branquear as nossas vitórias»

O Benfica reagiu em comunicado às declarações de Miguel Afonso no final do jogo 3. Ripostando em várias direcções, as águias visam o dirigente leonino, as incidências da partida - referindo-se a várias agressões - e até Ângelo Girão.

«A resposta da equipa na segunda parte é extremamente positiva»

«A resposta da equipa na segunda parte é extremamente positiva»

No rescaldo do jogo que deixou o Benfica mais perto do título, Nuno Resende não deixou de sublinhar o peso da ausência de Pablito, mas elogiou a resposta da sua equipa para virar o resultado. Sobre alegadas pressões, nada descortinou.

«O plano de jogo foi executado na perfeição»

«O plano de jogo foi executado na perfeição»

Alejandro Dominguez elogiou a execução pelo Sporting do plano definido, lamentando as quatro bolas paradas sofridas. Em Hóquei em Patins jogado, da primeira parte (que os leões terminaram em vantagem) para a segunda, não mudou nada.

«O que os árbitros passaram até chegar ao balneário é inacreditável»

«O que os árbitros passaram até chegar ao balneário é inacreditável»

Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo do Sporting, expôs a sua revolta no final do jogo 3 da final na Luz. Segundo o mesmo, o jogo terá sido decidido ao intervalo, com pressão de responsáveis do Benfica sobre os árbitros.

Poker de Nicolia coloca Benfica a uma vitória do título

Poker de Nicolia coloca Benfica a uma vitória do título

O Benfica venceu o Sporting no terceiro jogo da final, com poker de livres directos de Carlos Nicolia, e fica a uma vitória do título. Com uma nomeação de risco, houve muitos protestos - de ambas as equipas - nas decisões da dupla de arbitragem.