Dois meses de suspensão para cumprir nas férias
Alejandro Dominguez foi punido com dois meses de suspensão depois de uma publicação que foi tida como de 'ofensa à honra'. Em mais uma vitória legal do Sporting, que adiou a decisão, o treinador cumprirá o castigo nas férias.
A época não foi de títulos para o Sporting, mas o seu departamento legal vai conquistando "medalhas". Alejandro Dominguez não escapou a um castigo de dois meses, mas será integralmente cumprido nas férias, antes do regresso dos jogos oficiais.
Depois da decisão da Taça de Portugal, Alejandro Dominguez ficou com o play-off em risco por duas possíveis infracções disciplinares, mas as decisões não chegariam em tempo útil.
Uma primeira decisão até foi a favor do técnico leonino, ilibado de não ter cumprido uma suspensão preventiva na final, perdida para o Tomar, dado que apenas terá respeitado o apelo ao fair-play dos árbitros, não ficando provado que tenha dado indicações.
Uma outra decisão, por uma publicação nas redes sociais - em que se lia "Como é triste ver o nível de corrupção e más intenções no esporte ao qual você dá a vida. Hoje eu só quero desistir." - denunciada pelo Presidente do Conselho de Arbitragem, Orlando Panza, poderia ter sido mais célere, dado que o processo determinado a 18 de Maio, antes do arranque das meias-finais do play-off, era sumário.
No entanto, Alejandro pediu o reenvio para processo comum, para que, dada a gravidade da acusação, a defesa fosse devidamente preparada. E os prazos legais permitiram que o treinador estivesse no banco em todas as partidas do play-off. Na decisão, tornada agora pública, o Conselho de Disciplina revela que o treinador, afinal, não apresentou defesa, não juntou documentos, nem indicou testemunhas, o que tornou o o reenvio para processo comum "completamente inútil", lê-se, a negrito e sublinhado.
Sem se defender, o "ilícito disciplinar muito grave de ameaça e ofensa à honra, consideração e dignidade de todos os agentes desportivos envolvidos na modalidade" vale a Alejandro Dominguez a suspensão por dois meses de suspensão, uma multa de 1520 euros e o pagamento das custas processuais, no valor de 81 euros.
Valores monetários à parte, os dois meses de suspensão serão totalmente inócuos. Começando o castigo a contar a partir da data de notificação, e acreditando-se que a mesma terá sido entregue perto do 27 de Junho de que data a decisão, este será cumprido antes do fim de Agosto. E o primeiro compromisso oficial do Sporting será a 14 ou 15 de Setembro, para a Elite Cup.
Quarta-feira, 5 de Julho de 2023, 22h06