Benfica parte na frente para o play-off

Com uma vitória em Turquel, o Benfica garantiu, com uma jornada por disputar, o 1º lugar no Grupo 1 da Prova 2 do Nacional Feminino, que valerá um importante 'factor casa' ao longo do play-off em busca do 11º título de campeão consecutivo.

Benfica parte na frente para o play-off

Um empate a um na primeira volta, na Luz, e um registo só com vitórias nas outras partidas, relegaram para a penúltima jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Seniores Femininos a decisão sobre o 1º lugar - e o sempre importante "factor casa" - entre Turquel e Benfica. E, mantendo-se uma regra - com poucas excepções - de mais de uma década, o Benfica venceu.

As águias venceram este domingo em Turquel por 3-5. Sofia Moncóvio, Cata Flores e Elena Tamiozzo construíram uma vantagem de três golos na primeira parte para a equipa de Paulo Almeida. O Turquel reduziu já na etapa complementar, com golos de Leonor Coelho e Catarina Costa, mas o quarto tento encarnado, por Beatriz Figueiredo, estancaria a reacção das pupilas de Guillem Pérez. Que, no entanto, se mantiveram na discussão do resultado.

A oito minutos e meio do final, Rita Batista reduzia para tangencial 3-4 e, com azul a Moncóvio, Rute Lopes desperdiçou a oportunidade da igualdade de livre directo com apenas dois minutos para jogar. Maria Vieira defendeu o forte remate da ataque turquelense e, em inferioridade, Marlene Sousa não enjeitou um contra-ataque para fazer um 3-5 que seria bem defendido não obstante as águias se manterem com menos uma jogadora em pista.

Alinhamento para o play-off

Com uma jornada por disputar, o Benfica garante assim o 1º lugar, sendo certo que o Turquel será 2º e o Académico da Feira 3º. Na derradeira jornada, o Benfica recebe o Gulpilhares e o Turquel joga na pista do Escola Livre, em Oliveira de Azeméis. Na expectativa do que as turquelenses poderão fazer, estarão Sanjoanense e Tojal.

O Escola Livre é o actual 4º classificado, que vale entrada directa nos quartos-de-final do play-off, com 17 pontos, seguindo-se Sanjoanense com 16 e Tojal com 14, defrontando-se as duas equipas em São João da Madeira no fecho desta fase.

O 4º lugar será do Escola Livre se:

- vencer;

- ou empatar e a Sanjoanense não ganhar.

A Sanjoanense fica em 4º se:

- vencer e a Escola Livre não ganhar;

- ou empatar e a Escola Livre perder.

O Tojal fica em 4º se:

- vencer e a Escola Livre perder.

As equipas classificadas entre o 5º e 8º lugares neste Grupo 1 terão de lutar numa pré-eliminatória - à melhor de três, a 25, 26 e, se necessário, 30 de Maio - com as quatro mais bem classificadas do Grupo 2 por um lugar nos quartos-de-final.

No Grupo 2, também com uma jornada por disputar, está tudo definido no que aos apurados para a pré-eliminatória do play-off diz respeito. O CENAP defrontará o Vila Boa do Bispo, a Stuart terá pela frente o Gulpilhares, a Académica defrontará o 6º do Grupo 1 e a Física terá pela frente o 5º.

Com uma jornada por disputar, as classificações nos dois grupos são as seguintes:

Grupo 1

1º Benfica (37), 2º Turquel (34), 3º Acad. Feira (23), 4º Escola Livre (17), 5º Sanjoanense (16), 6º Tojal (14), 7º Gulpilhares (10), 8º Vila Boa do Bispo (0)

Grupo 2

1º CENAP (40), 2º Stuart (37), 3º Académica¹ (32), 4º Física (25), 5º Odivelas (18), 6º Carvalhos (17), 7º Infante Sagres (14), 8º Arazede (10), 9º Académico (5)

¹mais um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Seis tricampeões de leão ao peito

Seis tricampeões de leão ao peito

Quando o Sporting conquistou a Taça dos Campeões Europeus em 1977, nenhum dos actuais jogadores era nascido. Agora, há seis nomes comuns a três títulos europeus máximos em apenas seis temporadas, três bicampeões e dois 'vices' coroados.

Mais duas oportunidades de erguer troféus

Mais duas oportunidades de erguer troféus

Ainda antes de disputarem a 'sorte grande' na final da Champions, Sporting e Oliveirense garantiram o direito à participação em duas provas na próxima temporada. Se se mantiverem as regras e forem realizadas.