Mais duas oportunidades de erguer troféus

Ainda antes de disputarem a 'sorte grande' na final da Champions, Sporting e Oliveirense garantiram o direito à participação em duas provas na próxima temporada. Se se mantiverem as regras e forem realizadas.

Mais duas oportunidades de erguer troféus

No palmarés do Sporting, já "canta" mais uma Champions League. A primeira sob este nome, a quarta prova máxima europeia depois da conquista Taça dos Campeões Europeus em 1977 e da Liga Europeia em 2019 e 2021.

E, ainda antes do apito inicial para a final, mal foram dadas como terminadas as meias-finais, Sporting, mas também Oliveirense, já tinham carimbado o acesso a duas outras provas, duas novas oportunidades de enriquecer os respectivos museus: a Taça Continental e a Taça Intercontinental.

Tal dependerá de se manterem as regras de acesso e de as provas virem a ser realizadas, o que no Hóquei em Patins, nestas duas provas, acaba por ser sempre uma incógnita.

Para a Taça Continental, da responsabilidade da World Skate Europe, apuram-se os finalistas da Champions League e da Taça WSE, estando definidos os cruzamentos das meias-finais entre vencedores e finalistas vencidos. Neste alinhamento, o Sporting defrontará os italianos do Follonica e a Oliveirense medirá forças com os catalães do Igualada.

A última edição da Taça Continental, algumas vezes apelidada de "Supertaça Europeia" por analogia ao futebol, foi vencida pelo Porto. A Oliveirense venceu em 2017, na primeira edição em Final Four, e o Sporting venceu em 2019 e 2021.

A nível mundial, sobre a égide da World Skate, realiza-se - de quando em vez e no modelo que estiver mais à mão - a Taça Intercontinental. Regulamentarmente, deverá ser disputada com os finalistas da mais importante prova europeia, os finalistas da prova panamericana e outros campeões continentais, mas, realisticamente, resume-se a um confronto entre europeus e sul-americanos.

Nem Sporting, nem Oliveirense lograram alguma vez conquistar a Taça Intercontinental. O Sporting disputou a prova com o Porto em Dezembro de 2021, a duas mãos, mas acabaram por ser os dragões a festejar. A Oliveirense foi convidada a participar em Fevereiro último, por o vice-campeão Valongo ter abdicado, mas declinou o convite. Acabaria por participar o Barcelona, semifinalista na Champions League de 2023 tal como a equipa de Oliveira de Azeméis, reclamando o triunfo em San Juan.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Seis tricampeões de leão ao peito

Seis tricampeões de leão ao peito

Quando o Sporting conquistou a Taça dos Campeões Europeus em 1977, nenhum dos actuais jogadores era nascido. Agora, há seis nomes comuns a três títulos europeus máximos em apenas seis temporadas, três bicampeões e dois 'vices' coroados.

Benfica parte na frente para o play-off

Benfica parte na frente para o play-off

Com uma vitória em Turquel, o Benfica garantiu, com uma jornada por disputar, o 1º lugar no Grupo 1 da Prova 2 do Nacional Feminino, que valerá um importante 'factor casa' ao longo do play-off em busca do 11º título de campeão consecutivo.