«Em situações normais, Portugal não falha os golos que falhou»

Seria fácil a Vasco Vaz escudar-se no lance polémico da final, mas, mesmo frisando que tal não pode acontecer em decisões de mundiais, o seleccionador português, com elevação, apontou falhas próprias. 'Hoje não era o nosso dia', vincou.

«Em situações normais, Portugal não falha os golos que falhou»

Era inevitável e incontornável começar pelo momento que marcou a final do Campeonato do Mundo de Sub-19 e, ainda que o seleccionador português certamente preferisse não ter esse tema para abordar, frisou que "na final de um campeonato mundial, isto não pode acontecer".

Foi "o lance capital do jogo" e, numa revolta que seria totalmente compreensível, era conversa que dava "pano para mangas", porque, infelizmente, não houve foi "pano" para redes. Mas Vasco Vaz, com elevação, foi além desse momento.

De novo seleccionador dos juniores portugueses desde 2019, já com dois campeonatos da Europa no currículo nesta segunda passagem, Vasco Vaz reconheceu que "Portugal demorou a entrar no jogo", mas apontou que a segunda parte foi da sua equipa, com múltiplas oportunidades.

Os ferros da baliza espanhola impediram que Portugal chegasse à vantagem antes do momento-chave do jogo. Depois, "três ou quatro bolas de golo, duas ou três de baliza aberta". "Hoje não era o nosso dia, porque em situações normais, a selecção portuguesa não falha os golos que falhou", analisou Vasco Vaz, ainda que tal esteja longe de ser uma crítica aos jogadores.

"Ninguém pode apontar nada aos jogadores, poderão apontar ao seleccionador", vincou. "Mas sou eu que estou lá, sou eu que mando e sou eu que tomei as decisões", disparou para os eventuais treinadores de bancada, reconhecendo que, não estando no lugar, certamente também teria a sua opinião sobre o que poderia ser feito diferente.

Com "todas as condições e mais algumas para lutar pelo título", Vaz frisou um "grupo excepcional", que "merecia sair com a vitória" e que é "de futuro". Dos 10 chamados, já nenhum poderá regressar num próximo Mundial, mas há matéria, como os campeões europeus de Sub-17 que garante um "futuro organizado para estar nas finais".

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Agora, os Mundiais absolutos

Agora, os Mundiais absolutos

Arrancam esta segunda-feira os Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos e Campeonato do Mundo de Seniores Femininos, expressão máxima do Hóquei em Patins de selecções. A Argentina defende os títulos conquistados em 2022.

«Houve muito respeito, acabou decidido de bola parada»

«Houve muito respeito, acabou decidido de bola parada»

Vincando o respeito entre duas selecções que se conhecem bem, Carlos Cortijo destacou as bolas paradas como decisivas para a vitória numa final muito equilibrada. Reconhecendo um pouco de sorte, ressalva a entrega dos seus jogadores.

Espanha é campeã de Sub-19, ou o título mundial por um buraco

Espanha é campeã de Sub-19, ou o título mundial por um buraco

A Espanha é campeã do Mundo de Sub-19, depois uma vitória sobre Portugal marcada pelo momento imediatamente antes do 1-2 para 'La Roja'. Com empate a um, Viti rematou para o fundo das redes... e mais além, atravessando-as, sem golo assinalado.