«Esta equipa não deita a toalha ao chão em nenhum momento»
O Riba d'Ave perdeu na Luz por números pesados, mas nunca se rendeu ao valor do adversário. Orgulhoso, o técnico Raul Meca não se coibiu de dar largos minutos ao jovem guarda-redes José Silva. E o campeão europeu de Sub-19 mostrou valor.
Apesar de derrotado na Luz, e por "pesados" 9-4, o Riba d'Ave mereceu elogios de Edu Castro pela sua intensidade. "É característica e identidade desta equipa: não deita a toalha ao chão em nenhum momento", orgulha-se Raul Meca.
Os ribadavenses somam cinco pontos em seis jogos, num arranque de campeonato marcado por uma sobrecarregada primeira metade de Novembro. Este foi o sétimo jogo - três na ronda de qualificação da Champions League e quatro para o campeonato - desde o início do mês. Quarta-feira, o Riba d'Ave já tinha estado na zona de Lisboa, em Murches, e regressou passado três dias. E as (longas) viagens não matam, mas moem.
Frente ao Benfica, o desafio era complicado. "Neste momento, o Benfica está uma equipa inacreditável. Está muito forte defensivamente, muito forte ofensivamente e na definição frente ao guarda-redes", aponta, sem se coibir de verbalizar o orgulho na forma como a equipa encarou o jogo.
Uma das figuras foi José Silva. O guarda-redes internacional jovem português, campeão da Europa de Sub-19, chegou neste defeso do Porto e, na Luz, teve alguns minutos na primeira parte (quando Sheda viu azul) e mais de 18 na etapa complementar, acabando por sofrer "apenas" três golos, dois deles em livres directos de Pau Bargalló.
"O José Silva tem sido impressionante, tem trabalhado muito bem", afirma Raul Meca, vincando que - com o galego Álvaro Sheda - tem dois grandes guarda-redes. "Achámos que era um bom dia para mostrar que está preparado e agarrou a oportunidade a 100%. É continuar a trabalhar", refere.
Findo um período de muitos jogos, há agora margem para respirar. "Foram duas semanas praticamente sem treinar, foi recuperação, aprimorar detalhes em vídeo", conta o técnico. "Vamos deixar os atletas repor energias", revela. No próximo sábado, dia 23, o Riba d'Ave recebe, no seu Parque das Tílias, a Juventude de Viana para um dérbi minhoto.
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 22h09