Fase de grupos da Champions League arranca esta quarta-feira

A (mais uma vez) renovada Champions League arranca, com o apito inicial no Palau Blaugrana, casa do Barcelona, recordista de triunfos na principal prova de clubes. Benfica, Oliveirense, Óquei de Barcelos, Porto e Valongo representam Portugal.

Fase de grupos da Champions League arranca esta quarta-feira

Arranca esta quarta-feira a nova edição da Champions League. A terceira vez que a mais importante prova de clubes tem esta denominação, depois de ter sido Taça dos Campeões Europeus e Liga Europeia. E a terceira vez que muda de formato.

Em 2022/23, foram quatro grupos de quatro equipas e uma Final Eight em Viana do Castelo. Em nove jogos, o Porto era campeão. Na temporada seguinte, a da época passada, foram quatro grupos de quatro, quartos-de-final e Final Four no Rosa Mota, e um Sporting campeão em 10 jogos.

Esta época, são 12 equipas em vez de 16, mas divididas em dois grupos de seis. Só a fase de grupos são 10 jogos, seguindo-se mais dois dos quartos-de-final e mais dois para os finalistas, num total de 14 jogos - tirando até três da ronda de qualificação - até alguém erguer o troféu. Certo é que não haverá bicampeão.

O Sporting, campeão em título, não conseguiu passar a fase prévia, sendo apenas a segunda vez em 29 edições com fase de grupos (desde 1996/97) que o campeão não marca presença. A outra foi quando o Follonica afastou o campeão Barcelona na pré-eliminatória em 2005.

Para além dos leões, campeões quatro vezes, sendo a equipa portuguesa mais titulada, faltam dos 12 campeões das 58 edições concluídas da prova também Igualada (seis títulos) e Voltregà (três) - que disputarão, tal como o Sporting, a WSE Cup - e Follonica (um) - que estará na estreante WSE Trophy - que juntos conquistaram 14 títulos.

"Stickada" de saída na casa do recordista

A fase de grupos da 59ª edição da mais importante prova de clubes arranca esta quarta-feira, em antecipação da quinta-feira europeia, no Palau Blaugrana, às 19h30 de Portugal Continental. O Barcelona, recordista com 22 triunfos na história da competição, recebe os franceses Saint-Omer no início de uma caminhada que, esperam os catalães, ponha fim a uma "seca" de cinco edições sem vencer. O que nunca acontecera desde o formato com fase de grupos instituído em 1996.

Também esta quarta-feira, o Benfica recebe o Valongo, num dos dois duelos portugueses da ronda. Quinta-feira, o Porto defronta o Óquei de Barcelos, enquanto a outra equipa portuguesa em prova, a Oliveirense, recebe os gauleses do Quévert. Ainda entre conterrâneos, o Reus joga na pista do Noia, sendo o outro jogo da ronda o duelo entre Trissino e Liceo.

As restantes jornadas estão agendadas, salvo antecipações pontuais, para 28 de Novembro, 5 e 12 de Dezembro, 9, 16 e 30 de Janeiro, 6, 20 e 27 de Fevereiro. Os quatro mais bem classificados de cada grupo avançam para os quartos-de-final, que serão jogados a duas mãos.

Grupo A

• Barcelona vs. Saint-Omer • 20.Nov, 20h30

• Porto vs. Óquei de Barcelos • 21.Nov, 20h30

• Noia vs. Reus • 21.Nov, 20h30

Grupo B

• Benfica vs. Valongo • 20.Nov, 20h

• Trissino vs. Liceo • 21.Nov, 20h45

• Oliveirense vs. Quévert • 21.Nov, 21h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«A primeira vitória fora é importante»

«A primeira vitória fora é importante»

Em Murches, o Tomar somou o seu terceiro triunfo no campeonato. À margem da importância da primeira vitória fora de portas, Nuno Lopes pediu mais aos seus jogadores.