Xavi Cardoso dá o 'salto' em Itália
Um par de meses em Itália, ao serviço do Giovinazzo, foi suficiente para Xavi Cardoso convencer o Bassano a apostar nele para objectivos maiores. Na próxima temporada, será reforço dos 'giallorossi' de Alessandro Bertolucci.

Pouco mais de um mês bastou para Xavier Cardoso confirmar o seu valor em Itália, aguçando o apetite de emblemas com ambições maiores que as do Giovinazzo. E o internacional português, presente no último Campeonato do Mundo, chegou a acordo para representar, na próxima temporada, o Bassano, de Alessandro Bertolucci, conforme adianta o Record.
Foi um reforço de luxo no mercado de Inverno para um Giovinazzo que já escapara da zona perigosa. Agora, com 24 jornadas disputadas, a duas do fim da fase regular, o Giovinazzo - que conta com Francisco Veludo entre os postes - está em lugar de disputar uma vaga no play-off, em 9º lugar, e com a manutenção para uma terceira temporada na categoria máxima italiana garantida.
Xavi Cardoso disputou 11 partidas, marcando nos dois primeiros jogos e no último, na recepção ao Sandrigo, contribuindo para cinco vitórias e um empate. Mas, mais do que esta pequena amostra, tem todo um currículo a seu favor, com, por exemplo, o título mundial de Sub-20 em 2013 e o título europeu do mesmo escalão no ano seguinte, ambos às ordens de Luís Duarte, ou a Taça Latina em 2016. E, fundamentalmente uma inestimável preponderância no jogo de Valongo, Sanjoanense e Oliveirense quando os representou.
No próximo defeso, Xavi reforçará um ambicioso Bassano que apostou em Alessandro Bertolucci e actualmente segue em 4º na Serie A1. O internacional português ocupará desde logo a vaga de estrangeiro do catalão Joan Galbas, de saída, curiosamente, para a Oliveirense, último clube que Xavi representou em Portugal.
Sábado, 5 de Abril de 2025, 9h53