Africano apontado a Outubro, em Luanda
Em ano de provas continentais de selecções, o Campeonato Africano está apontado a Outubro, de 22 a 27, em Luanda. Angola, Moçambique, Egito, África do Sul e Benin são as selecções esperadas para lutar pelo título, e por uma vaga no Mundial 2026.

Entre edições dos World Skate Games, com os respectivos Campeonatos do Mundo e que se realizam em 2026 no Paraguai, disputam-se este ano os campeonatos continentais, para coroar os campeões de cada continente, mas também para distribuir as vagas para o Mundial, a Taça Intercontinental e a Taça Challenger.
O Campeonato Africano está marcado para 22 a 27 de Outubro, em Luanda.
Será a terceira edição do Africano. Angola venceu em 2019, também em Luanda, e em 2023, no Cairo, e depois de ter terminado o último Mundial, às ordens de Rui Neto, num relevante 6º lugar, é favorita a nova conquista e a ficar com a única vaga africana no palco principal do Campeonato do Mundo.
Para além dos angolanos, é esperada a participação de Egipto e África do Sul, que também participaram na edição de 2023, de Moçambique, que tinha sido vice-campeão em 2019, mas, por razões financeiras, abdicou da participação na última edição, e o estreante Benin, impulsionado pelo sonho do camaronês Kouokam Kamtchueng.
Quem não for coroado campeão, participe ou não neste Africano, só terá vaga na Taça Challenger, uma espécie de 3ª divisão nos "Jogos".
Quinta-feira, 3 de Abril de 2025, 18h14