Benfica e Sanjoanense na final da Taça

A final da Taça de Portugal Feminina será disputada por Benfica e Sanjoanense, na reedição da final de 2014, que foi de passagem de testemunho. Esta sexta-feira, em Famalicão, as águias e alvinegras derrotaram Stuart e Física.

Benfica e Sanjoanense na final da Taça
Foto de capa: João Melo / AD Sanjoanense

Benfica e Sanjoanense, actuais 1º e 2º na fase regular do Campeonato Nacional, confirmaram o seu favoritismo e são finalistas da Taça de Portugal de Seniores Femininos, na reedição da final de 2014. Então, a Sanjoanense defendia o troféu conquistado em 2013, mas o Benfica venceria a sua primeira de 10 Taças consecutivas.

Em Vila Nova de Famalicão, que recebe a decisão da "prova rainha" no feminino como recebeu no masculino, o Benfica venceu a Stuart por 0-4.

A Stuart, penúltima na fase regular do campeonato, resistiu sem sofrer golos a um livre directo e inferioridade numérica depois de azul a Margarida Alves, mas equipa de Paulo Almeida chegaria ao intervalo a vencer por 0-3, com golos de Maria Sofia Silva, Sofia Moncóvio e Marlene Sousa, para gerir na etapa complementar.

Novo golo de Maria Sofia, aos seis minutos da segunda parte, selaria o resultado, confirmando a presença do Benfica na sua 11ª final consecutiva.

A vitória da Sanjoanense não foi tão dilatada, apesar da Física estar a disputar a secundária Taça Nacional. No entanto, o triunfo da equipa de Marco Lopes, por 4-6, nunca esteve em causa.

O apuramento para a final teve o "patrocínio" das internacionais Joana Teixeira e Catarina Costa, com um hat-trick cada. Catarina Barbosa até inaugurou o marcador para a equipa de Torres Vedras aos três minutos, mas as de São João da Madeira viraram para 1-4.

Lily Messenger reduziu antes do intervalo, mas, Catarina e Joana fizeram o resultado disparar para um confortável 2-6. Matilde Granadas bisou na recta final para atenuar a derrota.

Este sábado, o Benfica procura a sua 11ª conquista em 32 edições da "prova rainha" que chegaram ao seu término, tendo vencido as últimas 10 finais. A Sanjoanense, venceu a Taça de Portugal em 2013, naquela que foi a única prova em que as águias - em toda a sua História no feminino - participaram e não ganharam. As alvinegras procuram a sua segunda vitória na decisiva partida, agendada para as 20h de Portugal continental.

Meias-finais

• Stuart 0-4 Benfica • 16.Mai

• Física 4-6 Sanjoanense • 16.Mai

Final

• Benfica vs. Sanjoanense • 17.Mai, 20h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Sporting adianta-se no playoff

Sporting adianta-se no playoff

Ainda que fosse dia do Rei fazer anos, a Sanjoanense não conseguiu surpreender o Sporting, que, vencendo por 5-2, se adianta nos quartos-de-final do playoff. Bridge, com dois golos e duas assistências, foi a figura da partida.

As prioridades de Meira

As prioridades de Meira

Gonçalo Meira vai deixar o Braga no final da temporada. E, muito provavelmente, pendura os patins. Apesar de um reconhecido talento, o jogador, que vai completar 27 anos, sempre privilegiou a vida académica e profissional.

Tiago Sousa com novo desafio

Tiago Sousa com novo desafio

De vencedor da Coppa Italia e da presença no palco maior da Champions League pelo Trissino, Tiago Sousa vai assumir na próxima temporada mais um desafio na II Divisão portuguesa. Será à frente do Alcobacense, promovido há um ano.

Nádia Samgy / SL Benfica
Dia de Jogo: 16 de Maio de 2025

Dia de Jogo: 16 de Maio de 2025

16 de Maio de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal Feminina, com a realização das meias-finais em Famalicão, e no Campeonato Placard, com o arranque do playoff no João Rocha.

Campus João Rodrigues, agora em Grândola

Campus João Rodrigues, agora em Grândola

O Campus João Rodrigues está de regresso para a 2ª edição, agora em Grândola e com possibilidade de regime de internato. O campus realiza-se no início de Julho, e é destinado a atletas nascidos entre 2008 e 2015.

O ontem, hoje e amanhã de Pol Manrubia

O ontem, hoje e amanhã de Pol Manrubia

Sem ter a confiança que esperava no Benfica, Pol Manrubia encontrou a felicidade plena em Barcelos, coroada com a Champions League numa Final Four em que estiveram dois dos seus anteriores clubes... e o próximo.

Agora, o playoff, com seis do costume e dois estreantes

Agora, o playoff, com seis do costume e dois estreantes

Está prestes a começar a fase a eliminar pelo título nacional. No playoff, estão seis equipas que garantiram sempre presença no modelo adoptado pós-pandemia e os estreantes Juventude Pacense e Sanjoanense. Há regras e excepções para confirmar.

«Afinal, tenho capacidade para alguma coisa»

«Afinal, tenho capacidade para alguma coisa»

Apesar de já ter conquistado a Elite Cup e a Supertaça pelo Óquei de Barcelos, Rui Neto releva a conquista da Champions League como prova cabal da sua capacidade enquanto treinador.

«Não imaginas como estou feliz»

«Não imaginas como estou feliz»

Uma frase, após o final da conferência de imprensa, resumia tudo. Com a imprensa, não se falou do jogo. Falou-se de sentimentos, de um trajecto de trabalho, de vencer títulos pelo Óquei de Barcelos como o pai. Agora é a vez de Luís.