Supertaças em jogo
Porto e Sporting no masculino, e Benfica e Sanjoanense no feminino, defrontam-se este sábado, em Odivelas (com transmissão na RTP2), para as respectivas Supertaças. Dragões e águias, recordistas de triunfos, têm levado a melhor sobre os adversários.

Este sábado, o Multiusos de Odivelas volta a receber, um ano depois a decisão das Supertaça António Livramento e Supertaça Feminina, desta feita com honras de transmissão televisiva na RTP2. Porto, no masculino, e Benfica, no feminino, repetem a presença, com sensações diferentes.
Na Supertaça António Livramento, a partir de umas inusitadas 12h locais, o Porto volta a tentar conquistar o 24º troféu na prova depois de, em 2024, ter sido derrotado pelo Óquei de Barcelos. Sendo que os 23 troféus em 40 edições disputadas desde 1982 mostram que os dragões não estão habituados a perder.
Frente ao Sporting, adversário deste sábado, o Porto somou quatro das suas vitórias. Na primeira, em 1984, nem precisou de ir a jogo, com um diferendo entre os emblemas lisboetas e a Federação de Patinagem de Portugal a levar à não comparência do Sporting. Depois, houve novos triunfos sobre os leões em 1988, 1990 e, bem mais recentemente, em 2018.
De resto, o Sporting nunca conseguiu bater o Porto na Supertaça António Livramento, figura como jogador dos leões e treinador dos dragões. O Sporting soma duas conquistas, ambas frente ao Benfica, em 1982 e 2015.
Daquele último embate em 2018, "sobram" Hélder Nunes, Gonçalo Alves, Rafa, Telmo Pinto, Henrique Magalhães, Zé Diogo... e Paulo Freitas, que, então técnico leonino, estará agora no outro banco. Gonzalo Romero estava lesionado e disputará pela primeira vez a Supertaça.
Nota que, em fim-de-semana de arranque de Campeonato Placard, Porto e Sporting têm as suas partidas da ronda inaugural adiadas para meio da semana. Os leões recebem a Sanjoanense na terça-feira, e os dragões têm a visita do Óquei de Barcelos na quarta.
Na galeria de vencedores, para além dos 23 troféus do Porto e dois do Sporting, a Supertaça já foi ganha nove vezes pelo Benfica, cinco pelo Óquei de Barcelos, que é detentor do troféu, e uma pelo Valongo.
Sanjoanense tenta travar Benfica
Na Supertaça Feminina, que tem início agendado para as 18h, Benfica e Sanjoanense voltam a encontrar-se em Odivelas menos de uma semana depois das águias, na sua triunfante caminhada no feminino, terem conquistado a Elite Cup com um tangencial 2-1.
A hegemónica equipa de Paulo Almeida conta 11 triunfos na prova - nas últimas 11 edições realizadas -, sendo que as duas primeiras foram precisamente frente à Sanjoanense, por 4-3 em 2013 e 10-1 em 2014. Foram os únicos duelos entre as águias e as alvinegras na prova.
Quinta-feira, 9 de Outubro de 2025, 13h05