À espera da alegada Continental
Faltam alegadamente 16 dias para a Taça Continental que alegadamente se realiza no Pavilhão Municipal de Barcelos. A World Skate Europe tarda em fazer o anúncio oficial da prova em que, espera-se, estarão Óquei de Barcelos, Igualada, Porto e Tomar.

É tido como certo que a Taça Continental se realizará a 25 e 26 de Outubro em Barcelos, numa entrega de organização que já era dada como certa por altura do Campeonato da Europa. Tanto, que o caderno de encargos para candidaturas nem foi distribuído pelo clubes participantes.
No entanto, a 16 dias de distância à data desta notícia, tarda a confirmação oficial por parte da World Skate Europe. A data é, de certa forma, "oficializada" no planeamento da Federação de Patinagem de Portugal, onde também consta uma inédita Taça Continental Feminina prevista para 18 e 19 de Outubro (daqui a pouco mais de uma semana) e que, sendo feita nos mesmos moldes, colocaria frente-a-frente Palau e Valdagno numa meia-final e Escola Livre e Gijón na outra.
No masculino, o direito de participação, pela chegada às finais das Champions League e WSE Cup, é de Óquei de Barcelos, Porto, Igualada e Tomar. Nas meias-finais, os barcelenses terão de medir forças com os tomarenses, e os dragões defrontarão os arlequins da Catalunha.
Portugal domina este ano a Final Four em número de equipas e, nos últimos anos, em número de conquistas, com sete em oito edições disputadas. Curiosamente, a única que escapou às vitrines de clubes lusos depois de 2015, foi em 2018... realizada em Barcelos.
É uma galeria de vencedores paradigmática de uma mudança no panorama europeu. Até 2015, Portugal somara quatro conquistas em 35 edições, sendo as outras 31 vencidas por equipas espanholas. Mais de metade pelo Barcelona. Depois de 2015, as tais sete conquistas portuguesas em oito edições, tendo o Barcelona vencido em 2018.
O Barcelona soma 18 conquistas, seguindo-se Liceo (com seis) e o Igualada (com cinco) como os mais laureados. Entre portugueses, o Benfica venceu a prova em três ocasiões, ainda antes do modelo de Final Four. A Oliveirense, detentora do troféu, tem duas conquistas, tal como Sporting e Porto. Óquei de Barcelos e Valongo venceram numa ocasião.
Quinta-feira, 9 de Outubro de 2025, 9h