«Aumenta o museu, não aumenta a responsabilidade»
Rui Neto somou, com a Taça Continental, o quarto troféu oficial pelo Óquei de Barcelos. Um triunfo 'justo', um carimbo da qualidade dos reforços, de meia equipa nova. Mas não aumenta a responsabilidade, que continua a ser maior para outras equipas.

"Um grande jogo, digno de uma final. No cômputo geral, penso que fomos uns justos vencedores", sintetizou Rui Neto após a conquista da Taça Continental.
A temporada passada tinha sido de glória, com a conquista da Supertaça e da Champions League, mas ficou o amargo da derrota na final do Campeonato Placard, uma segunda desfeita que o Porto impusera ao Óquei de Barcelos na sua casa. "Foi importante quebrar essa malapata", referiria o técnico que voltou ao comando dos barcelenses em Fevereiro de 2024 para o lugar de Paulo Freitas.
Ano e meio volvido, Rui Neto soma agora quatro troféus pelo Óquei de Barcelos. A Elite Cup de 2021/22 numa primeira passagem, a Supertaça e a Champions League em 2024/25, e esta Taça Continental. Entre a pretérita temporada e esta, o Óquei de Barcelos soma três troféus oficiais, tantos como o Sporting. O Benfica tem dois, Oliveirense e Porto têm um cada.
No entanto, tal não aumenta a responsabilidade. "Aumenta o museu", gracejou. "Há clubes com mais responsabilidade. Continuamos um patamar abaixo, em alguns aspectos, de Porto, Benfica e Sporting", apontou.
Depois do sucesso na pretérita temporada, em particular com o título europeu, Rui Neto viu sair meia equipa e, se muitos podiam agora esquecer que metade da equipa é nova, o técnico fez questão de o recordar. "Esta conquista vem validar o trabalho que estamos a fazer com uma equipa nova. Nem eu estava à espera que a equipa estivesse já a apresentar o nível que tem apresentado. A malta acredita no processo", vincou.
Com uma exibição sólida de Torrents e os quatro golos de reforços (dois de Carlitos, um de Kyllian Gil e outro de Ivan Morales), Rui Neto gracejou com a qualidade do "scouting do clube", mas foi sublinhando que há espaço de melhoria, até porque ainda não conseguiu trabalhar com a equipa toda. "Primeiro foram treinos sem o Luís, agora sem o Miguel. Estão muito aquém da sua capacidade, jogaram em esforço durante o fim-de-semana", destacou.
Como na pretérita temporada, o Óquei de Barcelos caiu no primeiro jogo na Elite Cup, mas teve uma prestação meritória no Mundial de Clubes e mantém o hábito de ganhar com esta Continental. Mas Rui Neto não promete mais conquistas. "Esta equipa procura estar nas decisões, não prometo títulos a ninguém", frisou. Mas, estando nas decisões, qualquer equipa - por mais superior que seja o orçamento - temerá este Óquei...
Terça-feira, 28 de Outubro de 2025, 12h54









