«Trabalhamos o Hóquei feminino com muita paixão»

Foi chegar, ver e vencer em Blanes. E chegar, ver e vencer em Lloret. As equipas femininas do Salt estrearam-se na Eurockey Cup e tornaram-se as primeiras a vencer em Sub-15 e Sub-17 no mesmo ano. Quim Rubio, técnico das Sub-15, contou-nos o 'segredo'.

«Trabalhamos o Hóquei feminino com muita paixão»

Um "desconhecido" Hoquei Club Salt fez História na Eurockey Cup ao vencer as competições femininas de Sub-17 e Sub-15. Ninguém tinha conseguido vencer os dois escalões no mesmo ano e o Salt logrou-o logo no ano de estreia.

A aposta do clube no feminino ganhou novo fulgor há sete anos, contou-nos Quim Rubio, técnico das Sub-15. Só havia um punhado de raparigas, e foi preciso "partir pedra". Foram-se juntando outras meninas de povoações próximas, onde jogavam em equipas mistas. Depois começaram a chegar atletas da cidade de Girona, em busca de uma equipa competitiva.

Hoje, o Salt tem equipas femininas em todos os escalões: Minis, Sub-11, Sub-13, duas equipas de Sub-15, Sub-17 e Seniores, competindo entre as mais velhas com as atletas de Sub-17. E dá luta a Palau, Manlleu e Voltregà, orgulha-se Quim Rubio.

É uma realidade completamente distinta da portuguesa, mesmo olhando para o conjunto de equipas masculinas e femininas. O Salt tem 22 equipas, sendo uma equipa formativa "mediana". Por exemplo, o Palau tem mais de 40...

Quim Rubio, treinador da equipa de Sub-15
Quim Rubio, treinador da equipa de Sub-15

O Salt, às ordens de Marcel Carreras, venceu os cinco jogos em Sub-17, incluindo duas vitórias sobre o Manlleu, por 2-1 na fase de grupos e 2-0 na final. Em Sub-15, voltou a vencer todos os jogos da fase de grupos e as meias-finais, mas ainda apanhou um "susto" na final, com o Palau, deixando escapar duas vantagens de três golos no tempo regulamentar. O triunfo chegou no prolongamento.

No início de Outubro, o Salt tinha vencido a prova feminina de Sub-17
No início de Outubro, o Salt tinha vencido a prova feminina de Sub-17

No próximo ano, Quim Rubio promete voltar a estar presente e a lutar pelo troféu, mas o sonho passa por colocar jogadoras na estelar OK Liga. Se possível, com o Salt. "Temos uma boa história para contar, mas não sabemos o final. Vamos trabalhar para fazer uma história bonita neste clube", garantiu.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Sporting vence campeão nos últimos quatro minutos

Sporting vence campeão nos últimos quatro minutos

A perder por 1-3 na recepção ao Óquei de Barcelos, o Sporting virou o marcador nos últimos quatro minutos para somar os três pontos na primeira jornada da Champions League. Liceo, Trissino e Benfica também venceram em casa, e o Barcelona venceu em Reus.

Rigor defensivo e Carlo Di Benedetto

Rigor defensivo e Carlo Di Benedetto

No arranque da Champions League, o Porto venceu em Igualada. Numa exibição que primou pela solidez defensiva dos dragões, o francês Carlo Di Benedetto foi a figura do jogo ao apontar os três golos do Porto, para uma vitória em Les Comes 35 anos depois.

Novo modelo de Nacional Feminino de Sub-15 adiado

Novo modelo de Nacional Feminino de Sub-15 adiado

A federação portuguesa avançou com uma ambiciosa proposta para um novo modelo do Nacional de Sub-15 Femininos, mas a ambição e a utopia estão separadas por uma linha ténue. Não houve inscrições suficientes e mantém-se a disputa em três fins-de-semana.

Corrida da Champions League começa em Les Comes

Corrida da Champions League começa em Les Comes

A fase de grupos da Champions League arranca esta quarta-feira, em Les Comes. Num dos palcos míticos da mais importante prova europeia, Igualada e Porto dão a 'stickada de saída' com a reedição da final de 1999. 12 equipas lutam pela coroa europeia.