«A equipa continuará a fazer o mesmo trabalho que tem feito até agora»
Num jogo em que o aniversariante Zé Miranda deu 'três prendas', Edu Castro elogiou o internacional português e ressalvou que o percurso vitorioso da equipa tem de ser para manter. Há mudanças na estrutura, mas tal não deverá impactar no rendimento.

Esta quarta-feira, o Benfica somou, com um triunfo por 7-2, a quinta vitória no arranque do Campeonato Placard. Frente ao Riba d'Ave, como na pretérita edição. É importante ganhar, "mas temos de manter a época toda. Já vivemos isto na época passada. Temos de ser capazes de aprender das vitórias", observou.
Na presente temporada, o Benfica soma nove vitórias nos nove jogos disputados: três na Elite Cup (a valer a conquista do troféu), cinco no campeonato e um na Champions League.
Em 2024/25, a série de triunfos no campeonato ficar-se-ia mesmo pelos cinco, com a equipa de Edu Castro a perder no sexto jogo disputado, no "maldito" Dragão Arena. Desta feita, a sexta partida - no próximo sábado - é na casa do Póvoa, equipa que está de regresso à categoria máxima depois de 10 temporadas de interregno.
Frente aos ribadavenses, Zé Miranda deu o mote. No dia que completou 22 anos, o internacional português fez os três primeiros golos do jogo, e é o melhor marcador das águias na prova, com seis, apenas aquém do sanjoanense Hugo Santos, que conta oito.
O técnico não poupou elogios a Miranda. "É um atleta esplêndido, um jogador maravilhoso. Decidiu dar-nos uma prenda. E foram três. Está sempre a pensar melhorar. Já é um grandíssimo jogador, com 22 anos e com toda a carreira pela frente", apontou. Indubitavelmente.
Mudanças na estrutura
Entretanto, houve eleições no Benfica e haverá mudanças na estrutura a afectar a secção de Hóquei em Patins. Desde logo, no novo mandato de Rui Costa como presidente, Fernando Tavares deixará de ser vice-presidente para as modalidades, assumindo Tomás Barroso, e Miguel Campos deixa o cargo de coordenador depois de o ter assumido no defeso de 2024.
"O grupo está muito focado no que tem que fazer. Tenho experiência nestes clubes tão grandes que às vezes podem acontecer estas mudanças. A equipa continuará a fazer o mesmo trabalho que tem feito até agora", garantiu Edu Castro.
Para o lugar de Miguel Campos, regressa ao Hóquei em Patins das águias João Rodrigues.
Coordenador da formação desde 2017, João Rodrigues acumulou com as funções de "team manager" da hegemónica equipa feminina a partir de 2021. Na pretérita temporada, ficaria na equipa feminina em exclusivo, mas, discordante com a estrutura implementada, optou por sair.
No "interregno" foi coordenador do Oeiras, logrando um título nacional de Sub-13, e, um ano volvido, está de volta às águias, com a responsabilidade acrescida de ter também a equipa principal masculina na sua alçada.
Não se esperando mudanças na equipa orientada por Edu Castro, esperam-se resultados. De notar que, desde o título de campeão em 2023, o Benfica - muito investidor - não vence troféus para lá do primeiro mês de competição, tendo "apenas" vencido três vezes a Elite Cup e uma vez a Supertaça António Livramento.
Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025, 17h43




