Argentina e Chile nas finais do PanAmericano (e apurados para os Mundiais)

Argentina e Chile serão os protagonistas das finais do PanAmericano em Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Sub-19, e estão apurados para os respectivos Campeonatos do Mundo. Para os três Mundiais, só falta apurar uma selecção.

Argentina e Chile nas finais do PanAmericano (e apurados para os Mundiais)

Argentina e Chile são os finalistas nas três provas do Pan-Americano qualificatórias para os respectivos Campeonatos do Mundo de 2026, e já têm vaga assegurada nos Mundiais de Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Sub-17, ficando os elencos dessas provas maiores praticamente definidos.

No Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos, Argentina e Chile juntam-se a Angola e aos europeus Portugal, França, Itália, Espanha e Andorra.

No Campeonato do Mundo de Seniores Femininos, há uma vaga em aberto, que será para Colômbia ou Brasil, que lutam pelo bronze este sábado. Já certas estão as selecções europeias de Espanha, Portugal, Itália, França, Suíça e Alemanha, e ainda Argentina e Chile.

No Campeonato do Mundo de Sub-19, Argentina e Chile ocupam as duas vagas pan-americanas, sendo as outras vagas para seis selecções europeias: Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Alemanha.

Finais do Pan-Americano

Este sábado, depois das meias-finais, jogam-se as finais dos Campeonatos Pan-Americanos, no histórico Aldo Cantoni, em San Juan.

Em Seniores Masculinos, os Estados Unidos - que estiveram no Campeonato do Mundo em Novara - terminaram sem pontos e afastados da possibilidade de lutar por um lugar na final.

O Chile venceu a Colômbia de André Torres (que está como seleccionador das quatro selecções colombianas) por 7-2, com bis de Nico Carmona, jogador do Marinhense.

A Argentina, que se apresenta sem jogadores europeus, bateu o Brasil por 10-0. Destaque para o póquer do capitão Exequiel Tamborindegui e para o hat-trick de Valentino Rossignoli, que há uma semana conquistaram o pan-americano de clubes pelo Andes Talleres.

A final promete, sendo que, na primeira fase, os argentinos venceram por 2-0, com o segundo golo conseguido apenas no derradeiro minuto.

Em Seniores Femininos, o Chile venceu o Brasil por 12-1, com um póquer da ex-benfiquista Cata Torres, que já leva 10 golos na competição. A Argentina venceu a Colômbia por 3-0

Em Sub-19 Masculinos, a Argentina, orientada por "Tuco" Abalos (ex-jogador de Benfica e Sporting) "trucidou" o Brasil por 15-0, ao passo que o Chile, frente a uma Colômbia mais valorosa, venceu por ajustado 5-3.

Final entre Argentina e Chile também nos Sub-19 Femininos

No Pan-Americano, disputa-se também uma prova de Sub-19 Femininos, escalão que não tem Campeonato do Mundo.

Apenas entre três selecções, a primeira fase a duas voltas terminou com quatro vitórias em quatro jogos da Argentina, ainda que com ajustados 2-3 frente à Colômbia e 3-1 sobre o Chile na primeira volta.

As chilenas venceram as duas partidas frente à Colômbia e garantiram nova oportunidade de tentar vencer as albicelestes na final deste sábado.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Dia de Jogo: 15 de Novembro de 2025

Dia de Jogo: 15 de Novembro de 2025

15 de Novembro de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com destaque para o duelo entre Óquei de Barcelos e Oliveirense, e na WSE Trophy, com a 1ª mão dos oitavos-de-final.

«A equipa continuará a fazer o mesmo trabalho que tem feito até agora»

«A equipa continuará a fazer o mesmo trabalho que tem feito até agora»

Num jogo em que o aniversariante Zé Miranda deu 'três prendas', Edu Castro elogiou o internacional português e ressalvou que o percurso vitorioso da equipa tem de ser para manter. Há mudanças na estrutura, mas tal não deverá impactar no rendimento.

Pedro Gonçalves deixará Alenquer após próximo jogo

Pedro Gonçalves deixará Alenquer após próximo jogo

Com apenas seis jornadas disputadas na Zona Sul da II Divisão, haverá mudança no comando do Alenquer, que, inusitadamente, tem o melhor ataque, mas a segunda pior defesa. O treinador Pedro Gonçalves deixa a equipa depois de duas temporadas.

«A luta é muito longa, temos muito que andar»

«A luta é muito longa, temos muito que andar»

Jorge Ferreira, treinador do Riba d'Ave, reconheceu a superioridade do Benfica no rescaldo da deslocação à Luz. Muita coisa mudou nos ribadavenses e a caminhada será longa, sendo que o Parque das Tílias desempenhará um papel fundamental.