Barcelona no topo, mas com companhia
A pausa do Natal na OK Liga chegou com o Barcelona na liderança, mas com companhia. O Igualada tem os mesmos pontos dos blaugrana e o Liceo está a apenas dois de distância. Com uma jornada por disputar na primeira volta, há duas vagas por preencher para a Taça do Rei.

A OK Liga entrou, no passado domingo, de férias de Natal e Passagem de Ano. Ao cabo de 12 jornadas, o Barcelona lidera. O que não é grande novidade...
No entanto, esta época, os blaugrana não estão destacados, nem com um domínio avassalador. De facto, com 31 pontos, o Barcelona está pontualmente a par do Igualada e, tendo a equipa de Ricardo Ares o melhor ataque (55 golos) e a defesa menos batida (22 golos), os arlequins só têm menos sete golos marcados e apenas mais um golo sofrido. E o Liceo está a apenas dois pontos do duo no topo da classificação.
Barcelona, Igualada e Liceo já têm carimbado um lugar entre os cabeças-de-série da próxima Taça do Rei. O quarto cabeça-de-série será o Calafell (23 pontos) ou o Reus (22), sendo que o Noia (16), apesar de distante nos pontos também tem lugar marcado na festa do Hóquei em Patins espanhol.
Com uma jornada por disputar na primeira volta, cuja classificação determina os participantes da Copa del Rey, há duas vagas em aberto, que serão discutidas por Voltregà, Alcoi e Rivas... frente aos três mais bem classificados da OK Liga.
A dois pontos dos concorrentes, o Rivas tem de torcer por derrotas do Voltregà e Alcoi, o que não será totalmente inesperado frente a, respectivamente, Liceo e Igualada. Mas os madrilenos também têm de vencer o Barcelona.
Sem hipóteses de apuramento para a Taça do Rei, Lleida - com uma época bem aquém das anteriores - e Sant Just têm iguais 11 pontos. Em posição de despromoção - que esta época é directa, sem "play-out" com as equipas da OK Liga Plata - estão Cerdanyola (10 pontos), SHUM (nove) e o Caldes que, na OK Liga desde 2015, é lanterna vermelha com apenas quatro pontos somados.
Presas, um inusitado goleador
Individualmente, Roger Presas lidera a lista de melhores marcadores, tendo apontado um total de 13 golos, fazendo o "gosto ao stick" em sete dos 12 jogos do SHUM, penúltimo classificado.
Prometendo muito enquanto jovem jogador, Presas, hoje com 30 anos, disputou a final da Liga Europeia pelo Vic em 2015, mas quando os "vigatans" entraram em crise, manteve-se - por opção, não faltando convites - afastado de palcos maiores. Regressou ao seu SHUM, onde cumprira toda a sua formação, para trazer a equipa de volta à OK Liga e tem feito a sua parte.
O pódio fica completo com Nico Ojeda, de um Lleida que não navega em águas tranquilas, e David Gelmà, de um Noia que também já viveu melhores dias, ambos com 11 golos.
Com 10 golos, há uma mão cheia de jogadores: Xavi Barroso e Pablo Álvarez (Barcelona), Biel Pujadas (Calafell), Sergio Martin (Rivas) e Gonzalo Perez (Alcoi).
Nuno Paiva, único representante português no principal campeonato espanhol após a partida de Francisco Veludo, leva cinco golos num Liceo que tem distribuido os golos. Arnau Xaus tem oito, Toni Pérez sete e Nil Cervera, Dava Torres, Cesar Carballeira e Bruno Saavedra têm seis.
Classificação
1º Barcelona (31 pontos), 2º Igualada (31), 3º Liceo (29), 4º Calafell (23), 5º Reus (22), 6º Noia (16), 7º Voltregà (15), 8º Alcoi (15), 9º Rivas (12), 10º Lleida (11), 11º Sant Just (11), 12º Cerdanyola (10), 13º SHUM (9), 14º Caldes (4)
13ª jornada
• Rivas vs. Barcelona • 4.Jan, 12h15
• Cerdanyola vs. Calafell • 4.Jan, 12h15
• SHUM vs. Sant Just • 4.Jan, 12h15
• Alcoi vs. Liceo • 4.Jan, 12h15
• Lleida vs. Reus • 4.Jan, 12h15
• Caldes vs. Noia • 4.Jan, 12h15
• Voltregà vs. Igualada • 4.Jan, 12h15
Horários das partidas na hora local. Menos uma hora em Portugal continental.
Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025, 21h19






