Firme na liderança: Benfica vence Valongo

O Benfica venceu o Valongo por 5-1 na abertura da 15ª jornada e, pelo menos, manterá a vantagem na liderança da fase regular. Gonçalo Pinto, com uma assistência e dois golos, deu o mote para o triunfo das águias.

Firme na liderança: Benfica vence Valongo

Na abertura da 15ª jornada, o Benfica recebeu e venceu o Valongo por 5-1, somando a 14ª vitória, a que se junta um empate, para a liderança destacada da fase regular do Campeonato Placard.

Logo no primeiro minuto, os valonguenses ficaram em inferioridade, por azul a João Maló, mas as águias não conseguiram marcar. De resto, com o seu primeiro cinco, o perigo que o Benfica criou foi bem resolvido pela equipa de Raul Meca. Mas tudo mudou com a entrada de Gonçalo Pinto.

Pouco depois de entrar, aos nove minutos, o internacional português que representou o Valongo em 2018/19, em transição rápida, serviu Roberto Di Benedetto para o primeiro da partida. Três minutos e meio volvidos, livre de marcação, colocou sob Guga Bento para o segundo e, em superioridade depois de novo azul a Maló e outro a Gabriel Azevedo por entrar antes do tempo, fez o terceiro.

Numa arbitragem que mereceu vários reparos dos valonguenses, principalmente na primeira parte, António Costa veria vermelho (inédito em muitos anos no banco do Valongo), por segundo amarelo ao banco, mas, sem consequências no número de jogadores em pista, os visitantes conseguiram manter o resultado.

E o Valongo criou mesmo algumas oportunidades a que Pedro Henriques, numa exibição sem mácula, respondeu da melhor maneira, até nos dois minutos de superioridade que os valonguenses dispuseram por azul a Lucas Ordoñez.

Na etapa complementar, Zé Miranda elevou cedo para 4-0, praticamente "matando" o jogo.

O Valongo, com mais acerto, conseguindo escapar a uma pressão encarnada que, por vezes, se estendeu a toda a pista, não baixou os braços, mas, na 10ª falta do Benfica - com Gonçalo Pinto a fazer falta sobre Pedro Batista, num "choque" entre campeões do Mundo de Sub-20 de 2015 -, Batista, com desvio de Pedro, viu a bola ir à barra.

Um minuto depois, Diogo Rafael fazia o quinto para a equipa de Edu Castro, num forte remate sobre a direita, para, logo na jogada seguinte, "trair" Pedro Henriques. O capitão encarnado foi atingido por um "cruzamento" de João Maló e a bola foi caprichosamente para lá da linha de golo.

Faltavam 13 minutos e meio para o final e o resultado estava fixado, com Guga Bento e Pedro Henriques - que serão os candidatos a acompanhar Xano Edo à Taça das Nações - a fecharem a porta até ao derradeiro apito.

Cumprindo com mais uma vitória, o Benfica garante a manutenção (pelo menos) da vantagem na liderança do campeonato.

15ª jornada

Benfica 5-1 Valongo • 8.Fev

• Sporting vs. Póvoa • 8.Fev, 15h

• Porto vs. Turquel • 8.Fev, 15h

• Tomar vs. Braga • 11.Fev, 21h

• Juv. Pacense vs. Carvalhos • 11.Fev, 21h

• Riba d'Ave vs. Óquei de Barcelos • 11.Fev, 21h

• Oliveirense vs. Sanjoanense • 11.Fev, 21h30

Classificação

1º Benfica (43 pontos), 2º Sporting¹ (35), 3º Óquei de Barcelos¹ (34), 4º Porto¹ (29), 5º Braga¹ (25), 6º Tomar¹ (18), 7º Valongo (18), 8º Oliveirense¹ (15), 9º Juv. Pacense² (14), 10º Riba d'Ave² (14), 11º Sanjoanense¹ (13), 12º Turquel¹ (12), 13º Carvalhos¹ (7), 14º Póvoa¹ (4)

¹ menos um jogo, ² menos dois jogos

Horários das partidas na hora local (Portugal continental).

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Pedro Carvalho
Sporting e Porto não facilitam: goleadas a Póvoa e Turquel

Sporting e Porto não facilitam: goleadas a Póvoa e Turquel

Sporting e Porto não facilitaram na recepção a Póvoa e Turquel, que estão abaixo da linha de água. Os leões marcaram oito e os dragões, apenas na primeira parte, marcaram nove, só permitindo aos visitantes um tento de honra.