Sporting e Porto não facilitam: goleadas a Póvoa e Turquel
Sporting e Porto não facilitaram na recepção a Póvoa e Turquel, que estão abaixo da linha de água. Os leões marcaram oito e os dragões, apenas na primeira parte, marcaram nove, só permitindo aos visitantes um tento de honra.

Na resposta ao triunfo do Benfica, Sporting e Porto conseguiram vitórias confortáveis sobre Póvoa e Turquel.
Os leões venceram por 8-1, com Alessandro Verona a marcar o primeiro antes de estarem cumpridos cinco minutos. Aos 10, Santiago Honório fez o segundo.
O Póvoa, apesar de vindo da sua primeira vitória na prova, não encontrava argumentos para contrariar a superioridade do Sporting, bem patente após o azul a Rafa Bessa a cinco minutos do intervalo. Apesar de jogar com menos um, a equipa de Joan Ignasí Edo marcou de grande penalidade, por Verona, e num lance mágico de Gonzalo Romero. Isolado por Facundo Navarro, passou a bola entre as pernas e rematou, novamente entre as pernas para o 4-0 com que se chegou ao intervalo.
Mudou aos quatro e acabou aos oito, com tentos de Danilo Rampulla, Romero e Honório logo nos primeiros sete minutos, e de Alessandro Verona aos 14, a selar um hat-trick. Tiago Pinheiro, no último minuto, assinaria o golo solitário da equipa de Vítor Silva.
Porto goleia na primeira parte, "perde" na segunda
No Dragão Arena, o Porto venceu o Turquel por 9-1.
Vindos de uma vitória no Palau Blaugrana, os dragões "desprenderam-se" das amarras tácticas que deixaram o Barcelona a zeros na sua casa, apenas pela terceira vez neste milénio, e marcaram nada menos que todos os seus nove golos na primeira parte.
Carlo Di Benedetto abriu as hostilidades com dois golos nos primeiros três minutos e meio. Gonçalo Alves ampliou, de grande penalidade, antes de estarem cumpridos cinco minutos. E, aos sete, Hélder Nunes fazia o quarto.
A meio desta primeira metade de jogo, Rafa e Mena elevavam para 6-0 e, em superioridade numérica após azul a Miguel Vicente, a seis minutos do intervalo, Carlo marcou mais dois. Telmo Pinto fechou as contas da primeira parte. E do Porto.
Na segunda parte, o Turquel "ganhou". O golo de "Panchi" Briggs foi o único a fazer mover o marcador na etapa complementar, ficando uma espécie de "vitória moral" que não vale pontos, mas que serviu para mostrar reacção, ainda que perante um Porto que já estava totalmente confortável com a vantagem construída.
O Sporting mantém-se no 2º lugar, a cinco pontos do Benfica, e o Porto em 4º, a 11 das águias e a apenas dois do Óquei de Barcelos, que joga no Parque das Tílias esta quarta-feira, data dos restantes jogos desta 15ª jornada.
Para além do dérbi minhoto, há dérbi de Aveiro entre Oliveirense e Sanjoanense, o Braga visita Tomar, e o Juventude Pacense recebe o Carvalhos.
15ª jornada
• Benfica 5-1 Valongo • 8.Fev
• Sporting 8-1 Póvoa • 8.Fev
• Porto 9-1 Turquel • 8.Fev
• Tomar vs. Braga • 11.Fev, 21h
• Juv. Pacense vs. Carvalhos • 11.Fev, 21h
• Riba d'Ave vs. Óquei de Barcelos • 11.Fev, 21h
• Oliveirense vs. Sanjoanense • 11.Fev, 21h30
Classificação
1º Benfica (43 pontos), 2º Sporting (38), 3º Óquei de Barcelos¹ (34), 4º Porto (32), 5º Braga¹ (25), 6º Tomar¹ (18), 7º Valongo (18), 8º Oliveirense¹ (15), 9º Juv. Pacense² (14), 10º Riba d'Ave² (14), 11º Sanjoanense¹ (13), 12º Turquel (12), 13º Carvalhos¹ (7), 14º Póvoa (4)
¹ menos um jogo, ² menos dois jogos
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Domingo, 8 de Fevereiro de 2026, 20h18
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas



