Diário

Hóquei Diário / 2 de Agosto de 2018

Aug 02, 2018

Planeamento 2018/19

Com algumas datas já conhecidas depois do sorteio dos calendários dos Campeonatos Nacionais na passada terça-feira, a Federação de Patinagem de Portugal divulgou esta quarta-feira o planeamento para a nova temporada, desde logo condicionada pela segunda edição dos World Roller Games - que compreendem os Mundiais de seniores, seniores femininos e sub-19 - e se realizam entre 5 e 15 de Julho.

A época calendarizada arranca a 28 de Setembro com o primeiro dia de Elite Cup que, apesar de não ser prova oficial da FPP, ganha o seu espaço no calendário. No mesmo fim-de-semana (a 29 de Setembro), começa a disputa na III Divisão, cuja primeira fase se prolonga até 12 de Maio, iniciando-se depois as poules de apuramento de campeão e de promoção, que terminam a 29 de Junho.

Já em Outubro, Sporting e Porto disputam a Supertaça no dia 6, para dia 20 arrancar o "Melhor Campeonato do Mundo", terminando a 25 de Maio. Uma semana antes do arranque da I Divisão, começa no dia 13 a disputa na II Divisão, que termina a 25 de Maio e 8 de Junho com a decisão do novel campeão do escalão secundário. Pelo meio da disputa do título da II Divisão, a Taça de Portugal tem o seu epílogo, com a Final Four a 1 e 2 de Junho.

Na formação, o primeiro campeonato a arrancar é o de Sub-20, a 19 de Janeiro, terminando mais cedo que o habitual, a 8 de Junho, dado o compromisso da selecção (que será de Sub-19) nos World Roller Games. Sub-17, Sub-15 e Sub-13 iniciarão a corrida ao título - depois do apuramento distrital - a 16 e 17 de Fevereiro, estendendo-se estes campeonatos até 29 e 30 de Junho.

Ainda na formação é de assinalar também o Inter-Regiões, prova inter-associativa de Sub-15, entre 11 a 14 de Abril.

Já no panorama internacional, para além dos World Roller Games, há a registar mais uma edição do conceituado Torneio de Montreux (Taça das Nações) entre os dias 14 e 21 de Abril para a selecção principal. Para as restantes selecções, há a decisão dos respectivos europeus, logo no arranque da nova temporada.

Os Sub-17 jogam de 2 a 8 de Setembro em Correggio (Itália), os Sub-20 em Viana do Castelo de 15 a 22 do mesmo mês e a selecção feminina disputa o Campeonato da Europa na Mealhada, entre 6 e 14 de Outubro.

A nível de competições europeias de clubes, a Liga Europeia decide-se a 11 e 12 de Maio, enquanto a CERS tem a sua Final Four a 27 e 28 de Abril.

O planeamento divulgado não prevê ainda qualquer prova feminina de clubes.

Pré-seleccionados para o Europeu de Sub-20

A Federação de Patinagem de Portugal anunciou esta terça-feira os 12 pré-seleccionados de Nuno Ferrão para o Campeonato da Europa de Sub-20, que se realiza em Setembro, em Viana do Castelo.

A prova marca a estreia de Ferrão à frente dos Sub-20, que procuram um 'hexa' inédito na história da competição.

Saiba mais: "12 pré-seleccionados para a estreia de Ferrão e o ataque ao 'hexa'"

Hugo Santos no Porto

O Porto anunciou através do seu site oficial o acordo com Hugo Santos, internacional português de Sub-17 e de Sub-20 que na temporada finda representou o Benfica.

O atacante de 18 anos, que reforçará a equipa principal dos dragões, alegou em Junho a invalidade o contrato que o ligava desde o último defeso aos encarnados, não chegando a terminar o Campeonato Nacional de Sub-20.

Saiba mais: "Hugo Santos fecha plantel principal do Porto"

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade