Notícia

Barcelona é campeão invicto na OK Liga

Jun 02, 2019

O título já estava assegurado, mas o Barcelona consumou nos arredores de Madrid uma campanha histórica na OK Liga, terminando sem qualquer derrota.

A vitória por 2-5 em Alcobendas – que condenou os anfitriões à descida à OK Plata – foi a 27ª dos blaugrana nas 30 jornadas da prova maior do calendário espanhol.

A equipa liderada por Edu Castro concedeu apenas três empates em toda a campanha, dividindo pontos em Noia (2-2) e - na ressaca da conquista da Intercontinental em San Juan - em Reus (4-4) no fecho de 2018 e na recepção ao Lleida (3-3) na abertura de 2019. No empate com o Lleida ficariam os únicos pontos perdidos no Palau.

O título conquistado esta temporada é o sexto consecutivo do Barcelona. Apesar de não ter somado qualquer derrota, os 84 pontos ficam, no entanto, aquém do pecúlio de 2014/15 quando, com um empate e uma derrota, a equipa então liderada por Ricard Muñoz (com Edu Castro adjunto) chegou aos 85.

Barça terminou sem derrotas, ficando apenas aquém dos 85 pontos do segundo título deste “hexa”

Curiosamente, a histórica campanha deste ano também não foi a mais profícua em golos marcados ou a mais segura em termos de golos sofridos do “hexa”.

Na edição que iniciou a actual série de triunfos, em 2013/14, o Barcelona chegou a uns inusitados 207 golos, perto dos sete golos marcados por jogo, contra “apenas” 161 conseguidos esta temporada. E a temporada passada, a primeira de Edu Castro, foi a mais bem sucedida a fechar os caminhos para a baliza de Aitor Egurrola e Sergi Fernandez, com 47 golos sofridos. Mas por pouco… Este ano, os blaugrana sofreram apenas mais um golo.

Nota para o contributo do português João Rodrigues neste título. O atacante luso apontou um golo na vitória em Alcobendas e terminou a prova com 29, superado apenas por seis jogadores nesta que foi a sua temporada de estreia na OK Liga. Pelo Barcelona, apenas Pablo Alvarez – melhor marcador da OK Liga – fez melhor, com 48.

Contas finais

Nas contas finais da OK Liga, já era sabido que Liceo, Reus e Noia acompanhavam o Barcelona na Liga Europeia. À Taça WSE vão Igualada, Lleida (que defenderá o título), Caldes, Voltregà e um surpreendente Girona, que esteve até esta última jornada na luta… pela manutenção.

Na derradeira jornada, Alcobendas e Vendrell juntam-se aos já despromovidos Sant Cugat e Alcoy e, em ano de redução do número de equipas, sobem apenas Taradell e Palafrugell

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade