Notícia

Melhores da fase regular vencem fora no arranque do play-off

May 02, 2022

O play-off arrancou em Itália, com os mais fortes da fase regular a levarem a melhor 'fora de portas' - ainda que o Follonica tenha só desempatado nos penáltis - nuns quartos-de-final que serão disputados à melhor de três. #SerieA1

Não houve surpresas no primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off do campeonato italiano, com os mais bem classificados da fase regular a levarem a melhor sobre os seus adversários, apesar de jogarem em terreno alheio.

Um dos duelos teoricamente mais equilibrados, entre 3º e 6º, esteve à altura do prometido numa das recentes meias-finais da Taça WSE, apenas uma semana antes. O Follonica voltou a levar a melhor sobre o Valdagno, mas apenas nas grandes penalidades.

O catalão Didac Llobet foi a figura do jogo pela importância dos seus golos no triunfo do conjunto orientado pelo português Sérgio Silva. O Valdagno esteve a vencer por 3-1 e 4-2, mas Davide Banini, de livre directo, reduziu para a margem mínima e, a escassos dois minutos dos regulamentares 50 minutos, Llobet - após azul a Davide Motarán, "vilão" quando antes marcara dois golos - igualou a quatro.

O jogo seguiu para prolongamento e, sem mais golos, para a decisão por grandes penalidades. No último penálti da primeira série de cinco para cada equipa, o Valdagno vencia por 3-2... e Didac Llobet igualou. E, depois de Davide Motarán, Francesco Banini e Fabrizio Ciocale falharem, o catalão fez o decisivo 3-4 no desempate.

Mais "fáceis" foram os triunfos de Trissino, Lodi e Forte, ainda que a vitória da equipa de Pedro Gil tenha chegado a estar tremida.

O Forte vencia por 1-4, com bis de Xavi Rubio, à entrada dos dois últimos minutos, mas Federico Ambrosio, que já marcara o primeiro do Bassano e - já se sabe - representará o Forte na próxima temporada, marcou mais dois golos e relançou a discussão nos últimos segundos. No entanto, a equipa orientada por Miguel Viterbo não conseguiria igualar.

O Lodi venceu em Grosseto por 1-4 e o Trissino em Vercelli por 0-4, com as equipas vindas da preliminar a não conseguirem mostrar argumentos para contrariar os dois melhores das 26 jornadas da fase regular. Destaque para o bis de Andrea Malagoli pelo Trissino num jogo que só teve golos na etapa complementar, e para outro bis, do goleador Jordi Mendez, no triunfo do Lodi.

Os segundos jogos destes quartos-de-final estão agendados já para esta quarta-feira, em caso dos mais bem classificados da fase regular e vencedores da primeira partida. Nova vitória valerá a passagem às "meias", sendo triunfos dos agora visitantes obrigarão a um terceiro jogo, no próximo fim-de-semana.

Quartos-de-final (melhor de três)

• QF1 • Vercelli 0-4 Trissino [0-1]

• QF2 • Grosseto 1-4 Lodi [0-1]

• QF3 • Valdagno 7-8 Follonica (4-4, 3-4 pen.) [0-1]

• QF4 • Bassano 3-4 Forte [0-1]

Meias-finais (melhor de cinco)

• MF1 • Vencedor QF1 vs. Vencedor QF4

• MF2 • Vencedor QF2 vs. Vencedor QF3

Final (melhor de cinco)

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade