Notícia

Sem teste, VAR fica adiado

May 18, 2022

Ainda não será desta que o vídeo-árbitro é implementado no Hóquei em Patins. Sem o espaço da Taça 1947 para testes, a prometida implementação para este play-off fica adiada para a próxima temporada. #PrimeiraDivisão

Esta quarta-feira arranca o play-off. Sem VAR.

No fecho da pretérita temporada, a Federação de Patinagem de Portugal anunciou em comunicado a decisão de implementar o vídeo-árbitro, o VAR, popularizado (nem sempre por bons motivos...) no futebol.

O VAR dá a possibilidade aos árbitros das partidas de serem corrigidos por alguém que assiste à partida longe da "confusão" da pista, ou de reverem lances duvidosos com recurso às imagens televisivas do jogo, e pretende retirar alguma polémica do jogo e promover a verdade desportiva. Um objectivo nobre que, pelo exemplo do futebol, nem sempre é alcançado ou consensual.

A decisão federativa apontava à utilização do VAR no play-off do Campeonato Nacional da I Divisão, delegando no Conselho de Arbitragem a elaboração de um protocolo que seria testado na Taça 1947, prevista para Janeiro. O protocolo foi redigido, mas, em virtude de algumas restrições no combate à pandemia, a segunda edição da Taça 1947 foi cancelada e não foi encontrado outro momento para testar o VAR em "cenário real".

O teste está agora apontado a uma prova no arranque da próxima época, possivelmente a já oficial Elite Cup, uma vez que o formato é em tudo semelhante ao da Taça 1947.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade