Europeu de Sub-23 no planeamento para a próxima época

O Comité-Técnico da World Skate Europe anunciou o planeamento das provas de selecções para a próxima época, com o Europeu de Sub-23 a substituir a extinta (?) Taça Latina, cuja última edição fica por completar.

Europeu de Sub-23 no planeamento para a próxima época

O Comité-Técnico da World Skate Europe anunciou esta quarta-feira em comunicado as datas para as provas de selecções da próxima temporada, merecendo destaque a primeira edição do Campeonato da Europa de Sub-23, que terá lugar de 3 a 8 de Abril.

Igualmente relevante será a data definida para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, de 17 a 22 de Julho, dado que obrigará a gestão apertada das provas nacionais. Recorde-se que no decorrer da temporada - em Novembro - haverá Campeonato do Mundo na Argentina, forçando à paragem competitiva nos países participantes.

Com a natural excepção do estreante Europeu de Sub-23, a Espanha defenderá o título em todas as provas de selecções previstas a nível europeu para a próxima temporada.

As datas agora anunciadas, com a ressalva de necessária ratificação da mundial World Skate, são as seguintes:

- Campeonato da Europa de Sub-17 de 5 a 10 de Setembro de 2022;

- Torneio de Sub-17 Feminino de 12 a 17 de Dezembro de 2022;

- Campeonato da Europa de Sub-23 de 3 a 8 de Abril de 2023;

- Campeonato da Europa de Seniores Femininos de 3 a 8 de Julho de 2023;

- Campeonato da Europa de Seniores Masculinos de 17 a 22 de Julho de 2023.

Última Taça Latina por entregar

O Campeonato da Europa de Sub-23 sucederá à Taça Latina, que era uma prova "fechada", apenas com as selecções de Portugal, Espanha, Itália e França.

Em 2005, o comité europeu de Hóquei em Patins assumiu a organização da Taça Latina, definindo uma edição como um conjunto de quatro torneios, realizados de dois em dois anos em casa de cada um dos quatro participantes.

A Espanha levou a melhor no conjunto das edições de 2006, 2008, 2010 e 2012, ao passo que Portugal liderava - com 18 pontos contra 16 da Espanha - ao cabo dos torneios de 2014, 2016 e 2018.

O torneio de 2020, a realizar em Espanha, já fora anunciado como o último da Taça Latina e valeria a entrega da segunda edição... que assim fica incompleta.

Para a história fica o último triunfo, espanhol, em Saint-Omer. A selecção orientada por Alejandro Dominguez (ex-Benfica), coadjuvado por Ricardo Ares (agora no Porto), contava com César Carballeira (actualmente no Liceo), Ferran Font (Sporting), Ignacio Alabart, Nil Roca e Sergi Llorca (Barcelona), Pol Manrubia (Benfica), Roger Acsensi (Caldes) e Sergi Aragonès (Reus) e os guarda-redes Blai Roca (Noia) e Martí Serra (Lleida).

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Veludo, Bernardo e (muitas) outras danças entre os postes

Veludo, Bernardo e (muitas) outras danças entre os postes

As duas equipas portuguesas presentes na Final Four da Liga Europeia vão 'mexer' nas balizas, perdendo os seus guarda-redes titulares. Mas há outras mexidas entre os postes nos principais campeonatos.

Federação espanhola promove 'Hockey 360º' online

Federação espanhola promove 'Hockey 360º' online

A RFEP promove, online, a II Convenção Nacional de Treinadores, sob o mote 'Hockey 360º'. Carles Folguera e Juan Copa são alguns dos prelectores num evento em que serão também apresentados os projectos Efficiency Match e OK Scouter.

Arrancaram os quartos-de-final do Nacional Feminino

Arrancaram os quartos-de-final do Nacional Feminino

Os quartos-de-final do play-off do Campeonato Nacional Feminino arrancaram esta quarta-feira com Benfica, Sporting e Académico da Feira a confirmarem favoritismo, vencendo fora. O CACO foi excepção ao vencer em casa a Sanjoanense.