Hóquei Diário / 3 de Junho de 2018
Sporting campeão
O Sporting recebeu e venceu o Porto por 4-3, garantindo o oitavo título de Campeão Nacional da sua história ainda com uma jornada por disputar. Pedro Gil bisou frente a uma equipa pela qual conquistara sete campeonatos, e foi (mais uma vez) decisivo.
Fora da corrida ao título - ainda que em teoria, rebuscada, fosse possível - já estava o Benfica. Os encarnados jogaram na pista do Infante Sagres e venceram por claros 5-12, com João Rodrigues a assinar oito dos tentos das águias. Nos encarnados, Miguel Rocha assinou um hat-trick, mas merece maior destaque o tento conseguido pelo jovem Hugo Santos, que este ano já marcou - e muitas vezes - também pela equipa "B" e Sub-20.
Na luta por um lugar na Liga Europeia, a Oliveirense - com hat-tricks de Barreiros e Selva - não fraquejou em Valença e garantiu a quarta vaga com a derrota do Valongo em Turquel. Na Aldeia do Hóquei, a vitória, com cinco golos do capitão Vasco Luís, vale ao Turquel um lugar nos nove primeiros e o direito a uma das cinco vagas para a Taça CERS.
Quem fica fora dos nove primeiros, é o Paço de Arcos, que, no entanto, tem motivos para sorrir. Com a vitória em Grândola, para a qual voltou a ser determinante André Centeno, com mais cinco golos, a equipa da Linha, orientada por Luís Duarte, garante a manutenção.
Com o Paço de Arcos a salvo e Infante e Grândola "condenados", a luta pela permanência é entre Braga e Valença. Ambas as equipas perderam nesta jornada e, na derradeira, ronda recebem Turquel (em Braga) e Valongo (em Valença).
Já a meio da tabela, do sexto ao oitavo lugar, os jogos da derradeira mais uma questão de lugar acima, lugar abaixo, com pouco mais do que o orgulho em jogo. O Tomar perdeu em casa com o Óquei de Barcelos e caiu dois lugares, ultrapassado pelos barcelenses, mas também pela Juventude de Viana, que venceu o Braga com hat-tricks de Francisco Silva e Emanuel Garcia, tendo Pedro Delgado também assinado um hat-trick, mas inglório.
Resultados da 25ª jornada
• Sporting 4-3 Porto
• Infante Sagres 5-12 Benfica
• Valença 4-6 Oliveirense
• Turquel 8-6 Valongo
• Tomar 1-3 Óquei de Barcelos
• Juventude de Viana 7-3 Braga
• Grândola 2-7 Paço de Arcos
Zona da Liga Europeia
1º Sporting CP, 69 pontos*
2º SL Benfica, 64
3º FC Porto, 64
4º UD Oliveirense, 48*
Zona da Taça CERS
5º AD Valongo, 44*
6º OC Barcelos, 40
7º A Juv. Viana, 39
8º SC Tomar, 39
9º HC Turquel, 27*
Zona de manutenção
10º CD Paço de Arcos, 24*
11º HC Braga, 17
Zona de despromoção
12º Valença HC, 16
13º C Infante Sagres, 10*
14º HCP Grândola, 6*
(* posições que não podem ser alteradas na derradeira jornada)
Saiba mais: "Sporting vence Porto e é campeão!"
Saiba mais: "Oliveirense garante última vaga para a Liga Europeia"
Saiba mais: "Campeonato Nacional da I Divisão"
Riba d'Ave e Marinhense de Primeira
Enquanto na I Divisão se decide quem desce, na II luta-se pela subida.
Riba d'Ave e Marinhense garantiram na última jornada da primeira fase da II Divisão a subida directa à I Divisão. Os minhotos empataram em Gulpilhares (mas beneficiaram do empate da Sanjoanense) e regressam um ano depois de uma descida administrativa, enquanto a equipa da Marinha Grande venceu em Sintra por 2-3 e dá o salto, repetindo o feito de 1996 e depois de ter regressado à II Divisão apenas em 2016.
Sanjoanense e Oeiras vão discutir, em playoff a duas mãos, a outra vaga para o Melhor Campeonato do Mundo.
Saiba mais: "Riba d'Ave e Marinhense na I Divisão"
Quevert campeão em França
Em França, também se decidiu o título de campeão nacional. Mas, em terras gaulesas, não podia ser de outra forma, dado que se jogava a última jornada.
A depender apenas de si, o Quevert venceu na recepção ao La Vendéenne - anterior campeão, mas a realizar uma época discreta - por 5-1 e selou a 10ª conquista na sua história. Pol Galbas bisou e Toni Sero juntou mais um golo à sua conta pessoal, a mais "rica" da N1 Elite, com um total de 49 golos.
A vitória do Quevert tirou relevância ao desfecho do jogo entre Saint-Omer e Plóneour. O Saint-Omer venceu por 6-0, com o português Xavier Lourenço a bisar, mas, sem deslize alheio, não vai além de um vice-campeonato, ainda assim prestigioso.
Os grupos do Europeu
O Comité Europeu divulgou os grupos para o Campeonato da Europa do próximo mês de Julho, com Portugal a ficar no grupo "mais curto" (de cinco equipas), com Suíça, França, Áustria e Andorra.
Os jogos de Portugal na fase de grupos, sempre às 22h horas locais, 21h em Portugal continental, são os seguintes:
• Domingo, 15 de Julho - Andorra
• Segunda-feira, 16 de Julho - Suíça
• Quarta-feira, 18 de Julho - Áustria
• Quinta-feira, 19 de Julho - França
Saiba mais: "Portugal já conhece adversários no grupo A"
Domingo, 3 de Junho de 2018, 10h11