Dois campeões para recuperar o 'ouro' perdido

O Barcelona regressa ao trabalho sem o escudo de campeão pela primeira vez desde 2013. Mas com poucas as mudanças. Nil Roca sai para o Benfica, Aitor Egurrola termina uma impressionante carreira e chegam os irmãos Grau do Liceo.

Dois campeões para recuperar o 'ouro' perdido

O primeiro dia de Agosto é dia de regresso ao trabalho no mais titulado dos emblemas de Hóquei em Patins. E, por regra, o desafio é defender o título conquistado. Mas não este ano.

O Barcelona "deixou" escapar a OK Liga pela terceira vez nas últimas 25 edições depois de ser surpreendido pelo Reus nas meias-finais do play-off numa temporada em que não esteve nas competições europeias, perdera a Supertaça em Setembro e juntou "apenas" uma Taça do Rei ao seu vasto palmarés.

Para a nova temporada, não obstante não ter triunfado na OK Liga - o que não acontecia desde 2013, também com o Liceo campeão - as mudanças não são muitas.

Saem o mítico Aitor Egurrola (pendura os patins) e o "canterano" Nil Roca (será reforço do Benfica) e chegam da Corunha os agora campeões Carles Grau, que representou o Porto entre 2016 e 2019, e o irmão Marc Grau.

Desde 2016 - quando foi buscar Pau Bargalló - que o Barcelona não "pescava" na Corunha. Carles e Marc juntam-se a Pau Bargalló e ainda a Matías Pascual no lote de jogadores blaugrana com passado no Liceo, sendo que o resto do grupo, que não registara entradas em 2021, se mantém.

2022/23 será a quinta temporada de João Rodrigues no Barcelona e a quarta de Hélder Nunes. O ex-Benfica tem contrato até 2024, mas o ex-Porto poderá regressar a Portugal no próximo defeso.

Foi garantida a continuidade do treinador Edu Castro até 2024, dos experientes Sergi Fernandez (até 2024) e Sergi Panadero (2023), que terminavam contrato, sendo prolongado o acordo com Matías Pascual, que terminava em 2023, até 2025.

De resto, para além de Panadero, terminarão também contrato em 2023 Ignacio Alabart e Hélder Nunes, sendo que o regresso do português ao Porto, de onde partiu em 2019 para cumprir o sonho blaugrana, é praticamente certo.

O também português João Rodrigues termina contrato em 2024, tal como Pau Bargalló e Sergi Llorca e, agora, Sergi Fernandez e Marc Grau. Carles Grau assinou por três temporadas, até 2025.

Barcelona 2022/23

Carles Grau (ex-Liceo) e Sergi Fernandez; Hélder Nunes, Ignacio Alabart, João Rodrigues, Marc Grau (ex-Liceo), Matias Pascual, Pau Bargalló, Sergi Llorca e Sergi Panadero. Treinador: Edu Castro.

Experiência

No plantel do Barcelona, que já era um dos mais experientes da OK Liga, sai o seu jogador mais velho, Egurrola, mas também o mais novo, Nil Roca. E, pela lei natural, todos estarão um ano mais velhos, fazendo a média etária ao dia 1 de Agosto passar de 30.8 anos para 31, mais 744 dias nas pernas nos 10 jogadores assumidos como o plantel principal às ordens de Edu Castro.

No grupo, Panadero entrou na ternura dos 40 e, na casa dos trinta, Sergi Fernandez soma 37 e João Rodrigues, Matías Pascual e Carles Grau têm todos 32. O mais novo será Sergi Llorca, já com 25 anos feitos, mas ainda em busca de consolidação num plantel de valor inquestionável.

O "benjamim" poderá ser apontado como o elo "menos forte" num conjunto de estrelas. Da formação blaugrana, esteve cedido ao Noia, regressando em 2020, numa época ingrata em que o plantel contava 11 jogadores. Esta temporada, com apenas 10, apontaria 15 golos, mais do que, por exemplo, Panadero, ainda que a influência do experiente jogador de Voltregà extravase em muito os seus golos.

Entretanto, o azar bateu à porta de Llorca. Uma luxação no ombro esquerdo obrigou a uma artroscopia e o tempo estimado de recuperação é de quatro meses. No entanto, pese o infortúnio, será expectável que regresse após a pausa para o Mundial, falhando "apenas" a Supertaça e as primeiras seis a oito jornadas da fase regular da OK Liga.

Desafios

Esta época, o Barcelona está de regresso à mais importante prova europeia de clubes, agora Liga dos Campeões, logrando um dos dois lugares espanhóis de entrada directa na fase de grupos por ter vencido a Taça do Rei.

Recordista com 22 triunfos europeus, o Barcelona não vence a prova máxima desde 2018, num hiato de quatro temporadas que - mesmo extrapolado por todas as vicissitudes (pandemia e "birra" da EHCA) - não acontecia desde a "seca" entre 1985 e 1997, entre os 9º e 10º títulos.

A entrada dos blaugrana na Liga dos Campeões acontecerá apenas em Janeiro, com o arranque da fase de grupos. Antes, há já em Setembro uma Supertaça para recuperar.

Decidida em Final Four, a Supercopa terá lugar em Olot a 2 e 3 de Setembro. Nas meias-finais, o Barcelona defronta o Noia, ao passo que o Liceo mede forças com o Reus, numa reedição da final da OK Liga.

A OK Liga arrranca a 10 de Setembro e o primeiro compromisso da equipa de Edu Castro é uma deslocação a Lleida. O sempre aguardado duelo entre os "blaugrana" e os agora campeões "los verdes" está reservado para 19 de Novembro, naquele que deverá ser o primeiro jogo após a prevista pausa para o Mundial.

Acompanhe esta e outras transferências deste defeso nos principais campeonatos aqui.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny