Portugal vence França em jeito de redenção

Numa espécie de redenção do último Europeu, Portugal iniciou a defesa do título Mundial com uma vitória afirmativa sobre a França por 5-1.

Portugal vence França em jeito de redenção

A derrota por 5-3 na abertura do último Campeonato da Europa, ainda para mais realizado em Portugal, deixou um trago amargo à selecção das quinas. Desta feita, no arranque do Mundial, houve triunfo luso, e de forma afirmativa.

Gonçalo Alves inaugurou o marcador aos quatro minutos e cedeu o seu lugar a João Rodrigues para, dois minutos depois, fazer o segundo, num golo de laboratório "blaugrana", com o capitão a responder de primeira e a meia altura ao passe do subcapitão, e seu colega no Barcelona, Hélder Nunes.

A estratégia de Renato Garrido estancava as iniciativas gaulesas e Henrique Magalhães parecia ter a missão - que ia sendo cumprida na perfeição - de anular Carlo Di Benedetto.

João Rodrigues ampliou para 3-0 ainda na primeira parte e Portugal entrava com uma vantagem confortável na etapa complementar.

Perdendo cedo Gonçalo Alves (sairia tocado e não regressaria à pista), a selecção portuguesa geriu o ritmo do jogo. Na verdade, a França também não fez muito para mudar o rumo dos acontecimentos, acabando por sofrer um quarto golo por Hélder Nunes, aos 10 minutos, e um quinto, por Diogo Rafael, já nos derradeiros quatro minutos.

O melhor que a equipa de Fabien Savreux lograria seria reduzir por Anthony Da Costa (de raízes vianenses), num remate de meia distância que surpreendeu Ângelo Girão.

Para a história fica um resultado volumoso, bem como as estreias de Pedro Chambel pela França (jogou a segunda parte) e de João Souto por Portugal em grandes competições seniores.

Também no grupo A, a Itália venceu o Chile por 3-8 e parte para o segundo dia na frente, por diferença de golos. E, neste segundo dia, há duelo luso-italiano. No Europeu, deu empate. Novo "acerto de contas" no horizonte?

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Campeãs tiveram de puxar dos galões

Campeãs tiveram de puxar dos galões

Portugal protagonizou uma excelente primeira parte frente à Espanha e o 2-0 ao intervalo só pecava por escasso. Mas, na etapa complementar, as tricampeãs do Mundo mostraram a verdadeira face e viraram o resultado.

Começar com alta intensidade

Começar com alta intensidade

Era um primeiro jogo que nem Espanha, nem Argentina, desejavam que fosse frente a outro candidato. A Argentina levou a melhor e o Aldo Cantoni teve a sua influência.

Defender para ganhar

Defender para ganhar

Portugal e França concordaram na justiça do triunfo luso, num jogo que os gauleses já anteviam diferente da vitória de Paredes. Renato Garrido, que cumpre um sonho com a presença em San Juan, crê num outro, baseado no rigor defensivo.

Argentina vence Espanha numa ode ao Hóquei em Patins

Argentina vence Espanha numa ode ao Hóquei em Patins

O primeiro dia de Mundial fechou com um jogo extraordinário entre Argentina e Espanha, digno de uma final, abrilhantado por inúmeras estrelas do firmamento português. Lucas Ordoñez foi decisivo com um hat-trick.

Angola de outro patamar vence Moçambique

Angola de outro patamar vence Moçambique

O 45º Campeonato do Mundo arrancou com um duelo africano. Angola mostrou outra rodagem nestes palcos e venceu Moçambique, marcado por dificuldades na sua preparação, por 2-5.