«Ficamos por aqui, mas com orgulho e satisfação»
Afastado da Champions League na Luz, Jordi Garcia lamentou as ausências e alguma inexperiência da sua equipa, com golos 'evitáveis'. O Reus, vencedor da Copa, termina, na mais importante prova europeia de clubes um percurso de 15 jogos.

Na semana em que foi anunciada a renovação de contrato até 2027, Jordi Garcia viajou até Lisboa com o Reus para tentar inverter o 1-2 da primeira mão, mas acabou por perder por 5-2 e termina a participação na mais importante prova europeia de clubes nos quartos-de-final.
"Os três primeiros golos são em momentos maus e que eram evitáveis", apontou o técnico, lamentando o timing - no início do jogo e sobre o final da primeira parte - e a forma, com golos tentos em segundas bolas, em que não foi acautelada a defesa na zona central. Um problema de juventude, apontou o técnico, que confidenciou que alguns jogadores estavam um pouco impressionados com o palco e o momento.
De facto, com a ausência em particular do capitão Joan Salvat, entre os 10 com que Jordi Garcia foi a jogo na Luz, metade podia ir ao Europeu de Sub-23: Carles Cases e Pol Martinez têm 18 anos (são ainda Sub-19 esta época), Nil Viña e Roger Fargas contam 19 e Guillem Jansá tem 20. E Diego Rojas, que não poderia ir a esse Europeu por ser chileno e já pela idade, tem 22, completando 23 este ano.
Na hora do afastamento, e vincando que na primeira mão poderia ter conseguido outro resultado, Garcia recordou que esta caminhada começou no início de Novembro, com a ronda de qualificação na Alemanha. Os "roiginégre" venceriam Germania Herringen, Voltregà e Follonica, seguindo-se 10 jornadas da fase de grupos, que terminaram com o Reus em 4º no Grupo A - com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas -, à frente do rival de sempre, Barcelona. Apurados para os "quartos", mais dois jogos, frente ao Benfica.
Tendo conquistado a Taça do Rei no mês passado, 19 anos depois do último triunfo na prova, o Reus segue na OK Liga num 3º lugar que parece assegurado, mas o calendário é complicado.
Com nove pontos em disputa, o Reus está a sete do 2º lugar do Liceo e oito à frente do 4º do Igualada, mas, até ao final da fase regular do campeonato espanhol, o Reus desloca-se às pistas de Lleida e Barcelona e, pelo meio, recebe o Liceo.
Sexta-feira, 4 de Abril de 2025, 10h25