Notícia

Taça Continental decide-se entre Sporting e Lleida

Sep 17, 2021

O Sporting joga este sábado na Catalunha pelo quarto título europeu consecutivo, a segunda Taça Continental. A prova decide-se em jogo único, frente ao Lleida. #ContinentalCup

Depois de não se ter disputado em 2020, a Taça Continental esteve em risco de não se realizar também este ano. E foi mesmo anulada. Mas uma proposta do Lleida de última hora, com mudança de modelo competitivo viabilizou a disputa da prova.

O Pavilhão Polidesportivo de Mollerussa, a cerca de 30 km de Lleida, recebe este sábado o embate entre Sporting e Lleida, no regresso à disputa directa entre os vencedores das duas mais importantes provas europeias, agora Liga Europeia e Taça WSE, depois de três edições em que foi decidida em Final Four.

A alteração do modelo foi criticada pelo Porto e a desistência da Liga Europeia do Sporting ainda levantou questões quanto a um possível castigo que impediria os leões de ir a jogo, mas o regulamento de Justiça e Disciplina disponível no site do comité técnico europeu - que ditava uma suspensão de um ano - já não está em vigor. Agora, tendo avisado mais de 30 dias antes do início da competição, não há qualquer sanção, desportiva ou pecuniária, para a formação verde-e-branca.

A Taça Continental, popularmente também referida como "Supertaça Europeia", já teve 39 edições, 18 das quais ganhas pelo Barcelona.

Entre equipas portuguesas, o Benfica soma três títulos (2011, 2013 e 2016), ao passo que Porto (1986), Óquei de Barcelos (1991), Oliveirense (2017) e Sporting (2019) somam uma.

Antes do primeiro triunfo, os leões somaram desaires em 1981, 1985 e 2015 com Barcelona e em 1991 com Óquei de Barcelos, mas têm agora, apenas dois anos volvidos sobre a inédita conquista (com uma vitória sobre o Porto), possibilidade de revalidar e somar a segunda. E, mesmo em guerra aberta, via EHCA, com a World Skate Europe, não quiseram perder a oportunidade.

O Lleida esteve nas duas últimas edições da Taça Continental, mas não passaria das "meias", caindo em ambas frente ao Porto.

Nesta pré-temporada, o Lleida - quinta classificado na última edição da OK Liga - logrou chegar à final e até levou o jogo com o Barcelona empatado para o intervalo, mas foi "atropelado" na segunda parte para um triunfo blaugrana por 8-2. Na prova oficial que disputou, no passado fim-de-semana, o Sporting perdeu com a Oliveirense, mas venceu Tomar e Benfica, terminando em 5º lugar na Elite Cup.

A decisão da Taça Continental tem transmissão em directo, na RTP2, a partir das 18h.

Sem Font

Ausente desta decisão deverá estar Ferran Font. O atacante catalão do Sporting, que brilhou com dois golos de belo efeito no triunfo frente ao Benfica, foi castigado com dois jogos na sequência de incidentes na final da Liga Europeia.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade