Campeão entra a perder

O Sporting venceu o Porto no João Rocha por 4-2 no primeiro Clássico da temporada para o campeonato, 'retribuindo' a derrota na Elite Cup. O campeão não entrava a perder no campeonato seguinte há 17 anos.

Campeão entra a perder

O Sporting venceu este domingo o Porto, no João Rocha, por 4-2 na ronda inaugural do Campeonato PLACARD.

Os campeões nacionais até foram os primeiros a marcar, inaugurando o marcador aos seis minutos, por Xavi Barroso, mas João Souto igualou aos 10 depois de excelente iniciativa individual de Gonzalo Romero.

O internacional argentino, sempre o dinamizador de todo o jogo dos leões, virou o resultado, de grande penalidade, a sete minutos do intervalo, mas a resposta foi praticamente imediata. Um minuto volvido, também de grande penalidade, Gonçalo Alves fez o 2-2.

Na estreia para o Campeonato pelo Sporting, Alejandro Dominguez superou Ricardo Ares, seu adjunto nas selecções espanholas feminina e masculina.

Na etapa complementar, o jogo continuou repartido, com algum ascendente do Sporting. Perante uma moldura humana aquém do merecido pelos artistas em pista (mas a reflectir a relativa importância dos jogos da primeira fase), os leões voltariam a colocar-se em vantagem já nos seis minutos finais, por Matías Platero, a protagonizar um excelente arranque de temporada. O Porto procurou a igualdade, mas o Sporting confirmou o triunfo com o 4-2 por Toni Pérez, "retribuindo" a derrota - pelos mesmos números - nas meias-finais da Elite Cup.

A ronda inaugural do Campeonato PLACARD fica completa na próxima quarta-feira quando o estreante Murches visitar o Valongo, que este fim-de-semana esteve em Itália a disputar - e vencer - a Taça Continental.

Campeão a perder

Basta recuar dois anos para encontrar uma derrota do campeão em título na jornada inaugural do Campeonato Nacional da I Divisão, mas nessa derrota do Porto na Luz, por 7-3, os galões de campeão já tinham mais de um ano, dado que o título não foi atribuído em 2020.

O Porto campeão de 2019 tinha empatado no primeiro jogo da nova temporada, recebendo a Juventude de Viana em Fânzeres para uma igualdade a três. Um empate também a três fora o que o Sporting campeão também conseguira um ano antes, na recepção ao Benfica.

Recuando no tempo encontram-se, antes de 2018, 12 vitórias do campeão na ronda inaugural, até que chegamos a 2005.

Então, como em 2019 em casa emprestada (do Infante Sagres), o Porto tricampeão recebeu o Alenquer e, inesperadamente, foi derrotado por 3-5. Um mau prenúncio? Nem por isso. O Porto só perderia mais dois jogos na primeira fase e terminou com 10 pontos de vantagem sobre o Benfica, conquistando tranquilamente o tetra, a caminho do histórico deca.

Duas seguidas

Depois da derrota na decisão da Supertaça António Livramento, esta derrota no João Rocha é uma segunda derrota consecutiva que os dragões só registaram - às ordens de Ricardo Ares - apenas uma vez.

O Porto perdeu na segunda mão da Taça Intercontinental a 19 de Dezembro de 2021, numa derrota "doce" no João Rocha por "apenas" 6-5, suficiente para garantir o troféu. E voltaria a perder no arranque da segunda volta do Campeonato Nacional, a 9 de Janeiro, em Barcelos, por 5-4. Mais uma vez, tal como naquela derrota inaugural de 2005, não houve grandes danos. Apesar das derrotas, para além da conquista da Intercontinental, o Porto também venceria o Campeonato.

1ª Jornada

Braga 5-1 Parede • 17.Set

Famalicense 4-2 Riba d'Ave • 17.Set

• Oliveirense 3-3 Tomar • 17.Set

• Paço de Arcos 1-4 Benfica • 17.Set

Óquei de Barcelos 3-1 Juventude de Viana • 17.Set

Sporting 4-2 Porto • 18.Set

• Valongo vs. Murches • 21.Set • 21h • Joaquim Pinto e Jorge Machado

Classificação

1º Braga (3 pontos), 2º Benfica (3), 3º Óquei de Barcelos (3), 4º Sporting (3), 5º Famalicense (3), 6º Tomar (1), 7º Oliveirense (1), 8º Murches* (0), 9º Valongo* (0), 10º Porto (0), 11º Riba d'Ave (0), 12º Juventude de Viana (0), 13º Paço de Arcos (0), 14º Parede (0)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Veludo e Diogo Neves brilham no arranque da Serie A1

Veludo e Diogo Neves brilham no arranque da Serie A1

Um a defender e outro a marcar. Francisco Veludo e Diogo Neves foram protagonistas, e apontados como os melhores, nas vitórias de Bassano e Hockey Vercelli no arranque da Serie A1. Filipe Fernandes, na estreia absoluta em Itália, também venceu.

Semana de Europeu de Sub-17

Semana de Europeu de Sub-17

Arranca esta segunda-feira o 41º Campeonato da Europa de Sub-17 em Sant Sadurní d'Anoia, na segunda vez que tem lugar na Catalunha. A Espanha parte como tricampeã e Portugal tenta recuperar um título que lhe escapa desde 2017.

Valongo conquista a Taça Continental

Valongo conquista a Taça Continental

O Valongo conquistou a Taça Continental, num feito ímpar da história do clube. É o primeiro título internacional, um prémio para o grande trabalho que tem sido realizado por Edo Bosch no comando técnico, potenciando jovens talentosos.